Câmpus Florianópolis oferece aulas gratuitas de programação para crianças

8. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

programacao-criancasO projeto “Scratch Class – Ensino de programação para Alunos do Ensino Fundamental baseado na plataforma Arduino” irá oferecer aulas gratuitas de programação de computador para crianças de 8 a 10 anos de Florianópolis. As oficinas têm a coordenação dos professores Aldrwin Hamad e Édson Melo, do Departamento Acadêmico de Metal Mecânica, e serão ministradas pelo aluno Felipe Mesquita, de Engenharia Mecatrônica, do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O curso será de 13 a 16 de julho, das 14h às 17h, no próprio câmpus (Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro). Se desejarem, os responsáveis poderão acompanhar as crianças durante as aulas. “Conhecer os conceitos de programação permite colocarmos a imaginação na prática, testar nossas ideias e distribui-las para outras pessoas. Acreditamos que todos os estudantes merecem a oportunidade de conhecer a ciência da computação, e por isso desenvolvemos este curso piloto abordando desde os conceitos lógicos mais básicos até aplicações de mundo real em games, automação residencial e robótica”, explica Felipe Mesquita.

Os interessados devem acessar o site http://ifscscratch.com para realizar a inscrição, até o dia 12 de julho.

Saiba mais sobre os recursos que serão utilizados no projeto:

Scratch
Nesta linguagem de programação é possível programar sem escrever uma linha de código. Criada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) em 2005, ela permite arrastar e empilhar blocos de funções para controlar jogos, sistemas robóticos ou eletrônicos. Por ser muito simples e ter esse sistema de montagem de blocos para programar, é ideal para novos programadores se familiarizarem com as funções e possibilidades da programação.

Arduino
O Arduino é uma plataforma de prototipagem muito versátil que deixa simples o controle pelo computador de sistemas eletrônicos. Será usado para comandar os componentes robóticos nas aulas.

Leap Motion
Um aparelho capaz de mapear em 3D mãos posicionadas acima dele. Irá tornar o controle dos jogos que serão desenvolvidos bem mais interessantes.

Microsoft Kinect
Também será demonstrada a possibilidade de criar jogos com o Scratch para o Kinect! Ele é um sensor que funciona com os consoles Xbox e capta em 3D o movimento de pessoas a sua frente.

Tags: ,