Ex-aluno do Câmpus Gaspar cria programa que alcança mais de 1 milhão de downloads

8. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

foto_professor_programa_gasparObservando a dificuldade dos estudantes de Computação em entender programação, o ex-aluno do Câmpus Gaspar e professor universitário, Antônio Carlos Nicolodi, criou o Visualg 3.0, um software, gratuito, que permite ao usuário acompanhar, passo a passo, o processo de criação de aplicativos para computadores e outros dispositivos eletrônicos, como celulares ou tablets. O sucesso do programa foi tanto que já chegou a mais de 1 milhão de downloads somente no Baixaqui.

O Visualg 3.0 é um interpretador, editor e criador de algoritmos escritos em Portugol (algoritmos em Português). O software facilita o entendimento da lógica de programação de computadores. Ensina brincando, pois permite aos alunos acompanharem o desenvolver dos processos e, ao mesmo tempo, ver o que acontece na memória do computador em cada etapa. “Ajuda os alunos a entender e a criar os algoritmos com um método simples e claro, além de testá-los antes de se criar um código-fonte escrito em uma linguagem de programação de computador como o Pascal”, explica.

Antônio começou a trabalhar com informática e programação ainda na década de 80, quando o Vale do Itajaí começava a despontar na área. Ex-aluno do curso técnico em Informática para Internet do Câmpus Gaspar do IFSC, agora já está formado e pós-graduado em informática e é professor de lógica e programação na escola estadual do Cedup (Colégio Herman Hering), além de outras instituições privadas de ensino em Blumenau.

O professor observa que a disciplina Lógica de Programação é uma das disciplinas que mais reprova alunos, justamente pela dificuldade de aprendizagem dos algoritmos de programação. Por isso, teve a ideia de converter um programa já existente em uma ferramenta didática e de fácil compreensão.

“Desenvolvi esta versão do software Visualg 3.0 a partir de outra versão deste software que foi abandonado pelo seu criador, o professor Cláudio Morgado de Souza, que desistiu por motivos pessoais. Ao contatá-lo para melhorar o programa, ele me enviou por e-mail os códigos-fontes do seu software, para que eu pudesse dar continuidade em seu projeto, que se encontrava há muitos anos abandonado na gaveta”, explica o professor Antônio. Nele foram acrescentados um novo layout e um design mais amigável, além de novos comandos, funcionalidades e facilidades.

“O sucesso da iniciativa é evidente, pelo número de cópias baixadas gratuitamente, que num período de menos de um mês, de 17 de junho a sete de julho, já passou de 2.650 acessos no site do Source Forge em mais de 25 países no mundo, dos quais vários falam Português, como Portugal, Moçambique, Angola, e mais de 1 milhão de downloads no Baixaki”, destaca o professor.

Quem tiver interesse em conhecer o programa ou baixá-lo gratuitamente, basta acessar os sites:

Tags: ,