Pedagogas do Câmpus São José discutem o documento “Pátria Educadora” com acadêmicos da licenciatura

8. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

patria-educadoraNo dia 15 de junho, os acadêmicos das 3ª e 5ª fases do curso de licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química do Câmpus São José assistiram a uma palestra com as pedagogas Aline Decker e Maria Leda Costa da Silveira. O assunto da palestra foi o documento “Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional”, apresentado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República no dia 22 de abril.

A palestra foi resultado de uma articulação promovida pelas professoras Giselia Antunes Pereira e Ana Paula Pruner e se inseriu nos componentes curriculares de Gestão e Políticas Públicas, Estágio Supervisionado de Observação I e Projeto Integrador. A atividade também foi uma ação extensionista vinculada ao projeto da acadêmica Adriana Carla Lima, estudante da 1ª fase da Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

patria-educadora2Segundo a professora Giselia, essa temática foi de fundamental importância para orientar as discussões atreladas a valorização do magistério e as políticas públicas atuais da educação. “Dessa parceria também pudemos estabelecer uma excelente troca de saberes entre os acadêmicos, professores e a coordenadoria pedagógica do Câmpus São José”, destaca.

A pedagoga Aline alertou para o fato de que a discussão sobre políticas públicas para educação se insere na relação capital-trabalho. Ressaltou ainda que o documento foi elaborado sem articulação com os sistemas e entidades educacionais do país, negligenciando o processo político e histórico da educação brasileira. “É importante que os educadores conheçam e debatam o documento para o enfrentamento do projeto educativo nele prescrito”, ressalta. A pedagoga Leda acrescentou que há necessidade de ampliar essa discussão para todo corpo docente do Câmpus São José e da Rede Federal.