Representantes do IFSC participam de reunião no Instituto Jourdan, em Jaraguá do Sul

9. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

jgw_visita_noronhaCom o objetivo de definir a forma de colaboração do IFSC em projetos do Instituto Jourdan, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto (foto ao lado), e o diretor-geral do Câmpus Geraldo Werninghaus, Marlon Vito Fontanive, participaram de uma reunião com integrantes do Instituto. A atividade ocorreu em junho e, no encontro, as instituições expuseram suas demandas e confirmaram a intenção de parceria.

O Instituto Jourdan apresentou, na reunião, seu projeto de Inovação Empreendedora e o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, que tem o objetivo de transformar a economia local e abrir oportunidades de negócio para empresas da região e novos empreendedores. Para se integrar à iniciativa, representantes do IFSC participarão, a partir de agosto, de seminários de inovação empreendedora, que ocorrerão mensalmente.

Tendo em vista a implantação do Parque Tecnológico da cidade e a construção do Centro de Inovação, o Instituto Jourdan destacou a necessidade da criação de cursos de mestrado e de doutorado na área de engenharia. “Temos um estudo que identificou a vocação econômica da cidade e apontou essa necessidade para completar o ecossistema de inovação existente”, destacou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Jourdan, Márcio Manoel da Silveira.

O diretor-geral do Câmpus Geraldo Werninghaus lembrou, no encontro, que os estudantes do câmpus terão o apoio do Centro de Inovação durante os cursos, principalmente por meio dos laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria do Centro. “Essa infraestrutura proporcionará o despertar de ideias e o apoio a novos negócios. Mesmo sendo bastante industrializada, nossa região precisa desse tipo de iniciativa para atingir novos mercados e tecnologias”, avaliou Fontanive.

Ao IFSC caberá, junto com o Instituto Jourdan, a criação de laboratórios técnicos. Os recursos para a criação desses espaços poderão ser obtidos por meio de financiamento federal ou de parceiras empresariais.

jgw_maquete_centro_inovacaoO que é o Centro de Inovação (foto ao lado) – Projeto do Governo do Estado e sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, os Centros de Inovação estão sendo construídos em 13 cidades, inclusive Jaraguá do Sul. O prédio está em fase de construção e terá área quase 2.670 metros quadrados, num investimento total de R$ 5.637.394,72 – sendo R$ 5.212.898,90 do estado e R$ 424.495,82 do município. Previstos pelo Programa Catarinense de Inovação (PCI), os centros abrigarão aceleradoras de empresas e laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios.

Fotos: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul