Intercambistas do Propicie arrumam as malas

10. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria
propicie_reuniao_nacional

Felipe (à direita) participa do intercâmbio nacional. Ele vai estudar culinária brasileira do Instituto Federal de Brasília.

Agora só falta organizar a documentação e comprar as passagens. Os 25 alunos selecionados pelo Programa de Intercâmbio Nacional e Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie) estão acertando os últimos detalhes e arrumando as malas para iniciar seus estágios no mês de setembro.

A lista de selecionados foi divulgada na segunda-feira (6) e na quarta e quinta-feiras eles participaram de reuniões para a organização da viagem, na Reitoria. Os estudantes dos câmpus fora da Grande Florianópolis participaram por videoconferência. Os intercambistas internacionais, dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, vão participar de projetos em Portugal (cidades de Porto e Beja), Finlândia, Alemanha e Espanha.

O estudante Dener Henrique Gonçalves Ferreira, do curso superior de tecnologia em Radiologia do Câmpus Florianópolis, vai ficar cinco meses na cidade de Porto, em Portugal. Ele vai participar de um projeto sobre otimização de imagem de tórax em radiologia digital. “Acho que vai ser uma experiência muito boa, para conhecer outras culturas. Escolhi esse projeto porque é uma área bastante útil e que gosto de trabalhar”, destaca. Quem também vai para Porto é o estudante do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Florianópolis Vitor Hammerschmitt da Veiga. “Estou bem ansioso, vai ser uma experiência muito boa. Tenho um amigo que já foi e me passou várias informações”, destaca. Vitor escolheu um projeto de desenvolvimento de instrumentos musicais a partir da eletrônica.

propicie_reuniao_internacional1

Reunião com intercambistas internacionais. Câmpus participaram por webconferência.

Pela primeira vez, o Propicie oferece a oportunidade de intercâmbio nacional para alunos de cursos técnicos. Dez estudantes vão desenvolver projetos em outros institutos federais: Bacabal, no Maranhão; Alegrete, no Rio Grande do Sul; Fortaleza, no Ceará, e Brasília. O estudante do curso técnico em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, Felipe Viveiros da Rocha, vai realizar seu estágio de três meses no Câmpus Riacho Fundo, do Instituto Federal de Brasília (IFB). Ele pretende aprender mais sobre a cozinha brasileira. “Minha expectativa é boa, de conhecer mais sobre a área”, afirma.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, conversou com os estudantes. Ele destacou que a diferença do Propicie para outros intercâmbios, como o Ciência sem Fronteiras, está na possibilidade de o aluno participar de projetos. “Ele não vai assistir a disciplinas, mas desenvolver projetos que poderão ser aproveitados no seu percurso formativo, como por exemplo o TCC para a graduação ou projeto integrador do curso técnico”, explica. Porém, o aluno poderá cursar disciplinas, caso seja convidado pela instituição que o receber.

propicie_reuniao_internacional

Intercambistas internacionais de cursos técnicos, superiores e pós-graduação.

Até agora, mais de 70 estudantes já participaram do Propicie. Segundo Golberi, “o intercâmbio vai trazer muita experiência para os alunos, tanto pessoal quanto profissional. Para quem for para fora do país, há a oportunidade de aprender outro idioma. Mesmo quem vai para Portugal, vai participar de equipes multidisciplinares, com colegas de vários países”, completa.

Tags: , ,