Projeto do Câmpus Garopaba divulga tecnologia de minicomputadores de baixo custo

10. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

projeto_minicomputador_garopabaO projeto de extensão “Tecnologias livres para programação de computadores de baixo custo”, do Câmpus Garopaba, visa ensinar e divulgar o uso de computadores de baixo custo, com uso de sistemas operacionais livres. Um terminal de consulta baseado em um desses computadores foi implantado na Biblioteca do Câmpus, para uso da comunidade acadêmica.

O minicomputador Raspberry Pi consiste em uma placa com 512MB de memória e processador de 700MHz. O minicomputador também possui conexões USB, Ethernet (rede), áudio e HDMI (podendo inclusive ser ligado em uma televisão). Apesar de seus modestos recursos, é capaz de executar operações básicas como acesso à internet, edição de documentos (textos, planilhas e apresentações), jogos e programação.

Segundo o professor Fabrício Bueno, coordenador do projeto, o Raspberry Pi é uma alternativa barata para quem precisa de um terminal doméstico ou até mesmo para outros fins, como bibliotecas e laboratórios de informática de escolas. É ideal para quem está ingressando no mundo da programação de computadores.

Atualmente, o preço do Raspberry Pi é de cerca de R$180,00, ou seja, qualquer um pode ter um – ou mais de um – minicomputador deste em casa. Como se trata de uma tecnologia livre, o minicomputador utiliza sistemas operacionais livres, como Android ou Linux. O projeto de extensão também trabalha com minicomputadores com maior capacidade de processamento, que podem atender a usuários e profissionais de diferentes níveis de atividade.

Na primeira etapa do projeto, foram estudadas as formas de uso do Raspberry Pi e seus sistemas operacionais. A instalação do terminal na Biblioteca faz parte da segunda etapa, que é a divulgação da tecnologia. Segundo Fabrício, a intenção é divulgá-lo ainda na Biblioteca Pública Municipal de Garopaba e em escolas do município.

Tags: , ,