Projeto usa cinema como ferramenta educativa no Câmpus Xanxerê

10. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

Por meio do cinema, alunos e servidores do Câmpus Xanxerê vão discutir temas de diversas áreas de conhecimento. Esse é o foco do projeto Cine IFSC – Pipoca Educultural, que começa em agosto.

cineifsc_xanxereA professora de língua portuguesa Eliane Juraski Camillo, responsável pelo projeto, conta que a iniciativa surgiu por causa das poucas oportunidades de acesso à cultura em Xanxerê e região. “Surgiu a ideia de aproveitar o potencial formativo da sétima arte em prol da ampliação do acesso dos discentes ao cinema e explorar suas múltiplas oportunidades de construir aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento, primando, assim, pela interdisciplinaridade, muito falada porém pouco praticada”, diz.

Filmes nacionais e estrangeiros serão exibidos mensalmente no auditório do câmpus, em sessões abertas a alunos e servidores. Posteriormente, haverá discussão sobre temas relacionados a cada obra. As sessões acontecerão no horário das aulas, em diferentes horários para que não coincida sempre com a mesma disciplina.

Antes de iniciar a exposição dos filmes, será aplicado questionário para os servidores e alunos para averiguar em que medida os filmes estão na rotina deles e qual a percepção que a comunidade do câmpus possui do cinema como ferramenta educativa. “Os questionários serão novamente aplicados no mês de setembro e no mês de dezembro, ao término do projeto. Dessa forma, será possível efetivar um gerenciamento avaliativo do projeto, confirmando, ou não se os objetivos estão sendo alcançados”, explica Eliane.

A lista de filmes e temas será definida na próxima semana pela equipe do projeto e divulgada para a comunidade do câmpus. As exibições vão até dezembro.

A identidade visual do projeto (imagem ao lado) foi desenvolvida pelo estudante Guilherme Marquetti, do curso técnico em Fabricação Mecânica do Câmpus Xanxerê.