Alunos do Câmpus Caçador desenvolvem projeto voluntário de incentivo à leitura
13. julho 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, MatériasO Câmpus Caçador recebeu no dia 26 de junho alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora Salete para uma tarde lazer com atividades de incentivo à leitura. Alunos do módulo II do curso técnico em Administração organizaram uma programação que incluía a visita ao câmpus, uma exibição de filmes, leitura de histórias infantis, lanche para as crianças e uma peça de teatro que transformou o câmpus em uma fazendinha. O projeto voluntário Contadores de Histórias foi idealizado durante as aulas da disciplina de Responsabilidade Social, ministrada pela professora Luana de Gusmão Silveira.
Foi a partir de discussões sobre sustentabilidade e sobre os objetivos e metas do milênio que a turma de professora Luana começou a pensar em uma ação voluntária para a prática da disciplina de Responsabilidade Social. Incentivados pelo hábito da professora de levar histórias infantis para a sala de aula, os alunos sugeriram um projeto destinado às crianças, com atividades lúdicas que estimulassem o gosto pela leitura. A construção do projeto Contadores de Histórias começou com uma pesquisa de livros infantis. Foram escolhidos dois títulos: “Uma Fábula Ecológica”, que narra, com uma linguagem simples, a história da criação do mundo e da destruição dele pelo homem; e “É o Lobo”, que conta a história de um porquinho que percorre a fazenda onde mora em busca de um temível lobo. A equipe de alunos encenou a história “É o Lobo” e durante a peça de teatro, as crianças tocavam em uma caixa com um material que simulava a pele dos animais que apareciam em cena.
A equipe do Contadores de Histórias é formada pelos alunos Adriana Pereira, Brenda Rodrigues, Elton Maciel, Fernanda Aimi, José Márcio Vorel, Letícia da Silva, Loureno de Lara, Patrícia Lemes e Tamires dos Santos. José Márcio Vorel conta que sua consciência mudou para melhor enquanto ajudava a promover o dia de lazer para as crianças e acredita que o trabalho voluntário induz o cidadão a lutar por um mundo mais humano, solidário e justo. “Acredito que esse projeto me proporcionou a visão da importância de ser voluntário e me deixou mais conscientizado, o que pode contribuir para que eu realize mais projetos como este. Ter contato com uma realidade social, qualquer que seja ela, transforma a visão de mundo dos indivíduos”, relata.
Segundo Luana, os resultados foram ótimos e a ideia é dar continuidade ao projeto com alunos de outras turmas e aplicá-lo em outras escolas de Caçador. “Conseguimos atingir um número significativo de crianças, oriundas de uma escola bem carente da região. Fomentar práticas de leitura é fundamental no contexto educacional”, destaca.
Assista à peça de teatro apresentada pelos alunos.