Alunos do Câmpus Caçador desenvolvem projeto voluntário de incentivo à leitura

13. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

Projeto Contadores de Histórias (1)O Câmpus Caçador recebeu no dia 26 de junho alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora Salete para uma tarde lazer com atividades de incentivo à leitura. Alunos do módulo II do curso técnico em Administração organizaram uma programação que incluía a visita ao câmpus, uma exibição de filmes, leitura de histórias infantis, lanche para as crianças e uma peça de teatro que transformou o câmpus em uma fazendinha. O projeto voluntário Contadores de Histórias foi idealizado durante as aulas da disciplina de Responsabilidade Social, ministrada pela professora Luana de Gusmão Silveira.

Foi a partir de discussões sobre sustentabilidade e sobre os objetivos e metas do milênio que a turma de professora Luana começou a pensar em uma ação voluntária para a prática da disciplina de Responsabilidade Social. Incentivados pelo hábito da professora de levar histórias infantis para a sala de aula, os alunos sugeriram um projeto destinado às crianças, com atividades lúdicas que estimulassem o gosto pela leitura. A construção do projeto Contadores de Histórias começou com uma pesquisa de livros infantis. Foram escolhidos dois títulos: “Uma Fábula Ecológica”, que narra, com uma linguagem simples, a história da criação do mundo e da destruição dele pelo homem; e “É o Lobo”, que conta a história de um porquinho que percorre a fazenda onde mora em busca de um temível lobo. A equipe de alunos encenou a história “É o Lobo” e durante a peça de teatro, as crianças tocavam em uma caixa com um material que simulava a pele dos animais que apareciam em cena.

A equipe do Contadores de Histórias é formada pelos alunos Adriana Pereira, Brenda Rodrigues, Elton Maciel, Fernanda Aimi, José Márcio Vorel, Letícia da Silva, Loureno de Lara, Patrícia Lemes e Tamires dos Santos. José Márcio Vorel conta que sua consciência mudou para melhor enquanto ajudava a promover o dia de lazer para as crianças e acredita que o trabalho voluntário induz o cidadão a lutar por um mundo mais humano, solidário e justo. “Acredito que esse projeto me proporcionou a visão da importância de ser voluntário e me deixou mais conscientizado, o que pode contribuir para que eu realize mais projetos como este. Ter contato com uma realidade social, qualquer que seja ela, transforma a visão de mundo dos indivíduos”, relata.

Segundo Luana, os resultados foram ótimos e a ideia é dar continuidade ao projeto com alunos de outras turmas e aplicá-lo em outras escolas de Caçador. “Conseguimos atingir um número significativo de crianças, oriundas de uma escola bem carente da região. Fomentar práticas de leitura é fundamental no contexto educacional”, destaca.

Assista à peça de teatro apresentada pelos alunos.