Aluna do Câmpus Florianópolis participa de conferência da ONU sobre mudanças climáticas

17. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

alicia-conferencia2Alicia Maria Amancio da Silva, estudante do curso técnico integrado em Saneamento do Câmpus Florianópolis, participou da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, realizada em Bonn, na Alemanha, de 1º a 11 de junho. A conferência foi um dos eventos preparatórios para a Conferência Mundial do Clima (COP 21), que será realizada em dezembro, em Paris, na França.

Durante a conferência, a aluna recebeu o prêmio Jovem como Agente da Mudança (Youth as Changemaker) devido a sua atuação na ONG Engajamundo. Além da premiação, Alicia participou do evento como representante da sociedade civil, com o objetivo de levar as principais demandas da juventude brasileira. “Os países estão em fase de negociações para o Acordo Mundial do Clima. Durante a conferência, participamos das discussões do artigo 6, que trata de educação, participação pública e acesso ao conhecimento. Brasil e a Costa Rica se comprometeram a ampliar a participação da juventude nos processos relacionados à redução dos efeitos causados pelas mudanças climáticas”, conta.

alicia-conferenciaSegundo Alicia, os países têm até o dia 2 de outubro para submeter seu Intended Nationally Determined Contributions (INDC), que é um documento com as metas de cada país para redução, na prática, dos efeitos das mudanças climáticas. “Queremos que o Brasil, que é um grande poluidor, não deixe para a última hora, senão nada mais poderá ser feito. Ou estão preparando algo muito ambicioso, ou estão deixando para depois”, explica. Os documentos que já foram submetidos estão disponíveis aqui.

alicia-conferencia3Essa foi a primeira vez que Alicia visitou a Alemanha. Apesar das dificuldades com a língua, ela conta que não teve problemas para se comunicar com os jovens europeus, que falavam inglês. “Foi muito boa essa articulação com a juventude de lá. Eles me ajudaram no compartilhamento das informações com os jovens daqui da América Latina que não puderam estar lá presencialmente”, avalia.

Em novembro, será realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, uma conferência para juventude, como forma de mobilizar os países latino-americanos e levantar demandas para serem levadas à COP 21. “Vamos promover esse evento aqui porque os estudantes da América Latina não têm muitas oportunidades para ir a Paris”, explica Alicia.

Ainda este ano, Alicia irá participar de outras reuniões de articulação da juventude; uma na Austrália e outra na Itália, além da Conferência Mundial do Clima em Paris.