Ex-aluno do Câmpus Joinville recebe medalha de ouro da Obmep

23. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

fernando_e_paulo_OBMEPFernando Lapa, 19 anos, técnico em Eletroeletrônica formado em 2014 no Câmpus Joinville, recebeu nesta segunda-feira (20) medalha de ouro nacional na premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (Obmep 2014). Ele obteve a melhor pontuação entre os alunos de ensino médio de todo o estado de Santa Catarina. O professor Paulo Amaro Velloso Henriques dos Santos, também do Câmpus Joinville, foi um dos docentes catarinenses premiados.

A cerimônia nacional de premiação da Obmep 2014 foi realizada no Theatro Municipal, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e teve a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. “Trata-se de uma grande festa da inteligência. Temos que nos convencer de que a inteligência é algo leve, que deve ser festejado. Matemática requer disciplina, mas também é imaginação. Vocês estão tendo aqui o reconhecimento da sua imaginação e inteligência”, disse o ministro em seu discurso.

fernando_OBMEP“Recebemos a medalha de pessoas muito ilustres, foi tudo ótimo”, disse Fernando após a premiação. Hoje formado, ele aplica os conhecimentos do curso técnico trabalhando na loja de informática mantida pela família em Joinville e se prepara para novos e maiores desafios. “Estou me preparando para tentar estudar fora do país ano que vem. Vou fazer algumas provas nos próximos meses e preencher todos os requisitos que as universidades americanas pedem”, conta, referindo-se ao teste SAT (Scholastic Aptitude Test, ou “teste de aptidão escolar”), equivalente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos Estados Unidos.

Na cerimônia foram premiados 6.501 alunos com medalhas, sendo 501 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Mais de 5 mil municípios brasileiros estiveram na disputa, com cerca de 18 milhões de estudantes matriculados em aproximadamente 46 mil escolas públicas.

Além de uma olimpíada, a Obmep se tornou um projeto de aprendizagem da matemática nas escolas públicas e mecanismo de inclusão social para revelar novos talentos. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os resultados completos serão divulgados na página oficial da Olimpíada.

Com informações do Portal do MEC

Tags: