Câmpus Lages participa da 16ª edição do FISL

31. julho 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

lages1De 8 a 11 de julho, Porto Alegre recebeu a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre, evento que reúne profissionais e estudantes de TI (Tecnologia da Informação) para atividades sobre a utilização de programas de computador e outras tecnologia de licença aberta. Tradicionalmente, o Câmpus Lages participa do evento e este ano não foi diferente.

“É a quarta vez que nós participamos. O câmpus paga o ônibus e organiza a excursão para os interessados. Este ano, compareceram 23 alunos de diversos módulos do curso técnico em Informática e da primeira fase do curso superior em Ciência da Computação”, explica Vilson Heck Júnior, professor e coordenador do Curso Técnico em Informática, um dos organizadores da viagem. Além dos alunos, estiveram no evento o Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do Câmpus Lages, Glaidson Verzeletti, e o professor dos dois cursos Carlos Andrés Ferrero.

Vilson destaca que a viagem representa muito para ambos os cursos. Para ele, os alunos têm oportunidade de conhecer novas tecnologias e de ter contato com especialistas de diversas partes do mundo, além de participar de palestras, oficinas, rodadas de negócios e exposições de empresas e instituições de ensino. Ainda, “para os alunos do curso superior, a participação no FISL é computada como atividade complementar. Os alunos precisam acumular, no mínimo, 320 horas em atividades extracurriculares para concluir o curso”, ressalta.

lages2É o caso de Gabriel Tizatto Stefen, aluno do superior em Ciência da Computação. Ele participou do FISL pela segunda vez e aprovou a experiência e a iniciativa do IFSC. “Tem muita coisa que a gente descobre que existe com as palestras do evento. Gostei bastante de uma que falava sobre “C” (linguagem de programação) orientada a objetos. Creio que não são todas as instituições que promovem esse tipo de atividade. Acho muito legal o IFSC organizar esse tipo de viagem, isso ajuda muito o aluno”, disse.

“É importante a participação no evento para os alunos. Esse contato com softwares livres é fundamental para eles entenderem que trata-se de um universo muito maior que simples programas de computador”, ressalta o Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do câmpus, Glaidson Verzeletti. Para ele, os conhecimentos adquiridos no evento poderão ser utilizados para melhoras o serviço de TI do Câmpus Lages.

“Um dos palestrantes, Alexei Vladishev, desenvolveu um software (Zabbix 3.0) de monitoramento de rede e essa é uma coisa que está em implantação no Câmpus e que pude conhecer melhor no evento”, finaliza.

Os comenários não estão permitidos.