Alunos do Câmpus São José fazem visita à EJA do Complexo Penitenciário

5. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias
eja-prisional

Foto: Secom/Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí

A turma da quinta fase do curso de Ciências Naturais – Habilitação em Química do Câmpus São José realizou uma saída de estudos na Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, dia 9 de julho. A EJA visitada está inserida no programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade gerido pela Secretaria de Estado da Educação.

As acadêmicas Dayane Kayser, Elaine Martins, Isadora Cândido, Laís Tamiris e Silvana Campos foram acompanhadas das professoras Giselia Antunes Pereira e Lubna Chagas Peixer. Elas trocaram experiências com professores de diferentes das áreas, como Português, História e Química. Também conversaram com alunos detentos em aula, do ensino fundamental e do médio.

A visita encerra o projeto de extensão “Ação pedagógica do Estágio de Observação da Licenciatura em espaço educativo não formal: Classe Hospitalar, EJA Prisional e Horto Florestal” . O projeto de intervenção em espaços educativos não formais teve a sua primeira versão realizada em 2013/2, na parceria entre as disciplinas de Projeto Integrador IV, Didática das Ciências e Gestão Escolar.  Atualmente essa ação voltada aos diferentes espaços educativos não formais se tornou prática regular das componentes curriculares dos  Estágios Supervisionados da Licenciatura.

Segundo a professora Giselia, “passamos a compreender que o direito à educação prisional se baseia no princípio constitucional de direito à educação para todos. Desta visita, pudemos constatar que as especificidades do contexto prisional demonstram que há uma significativa demanda em políticas educacionais”.

Tags: ,