Mapeamento vai traçar perfil dos professores de idiomas da Rede Federal

13. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

Professores da área de línguas que atuam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devem participar da pesquisa de perfil, a ser realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Os docentes têm até o dia 21 próximo para preencher o questionário Perfil de Professores Licenciados em Letras da Rede Federal. Os dados serão usados para basear iniciativas de capacitação de alunos e servidores no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

O formulário foi encaminhado aos dirigentes dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica (Cefets), Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas a universidades federais. Os professores que já preencheram não precisam repetir o processo.

A pesquisa é conduzida por grupo de trabalho composto por representantes da Setec, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (Condetuf). “Antes de iniciar as ações para o aprimoramento do IsF, a Setec deseja conhecer o perfil dos professores de letras para compreender as possibilidades de valorização do ensino de línguas”, disse a coordenadora-geral de desenvolvimento de pessoas da rede federal, Nilva Celestina do Carmo.

Além da atividade, o grupo atua na elaboração de diretrizes, mecanismos e procedimentos para a atuação da rede federal no programa Idiomas sem Fronteiras. A ampliação da aplicação dos testes de proficiência em línguas, com a incorporação do test of english for international communication (Toeic) aos estudantes dos cursos técnicos, é uma das atividades em que o grupo está trabalhando.

Também está prevista a inserção dos institutos federais como polos dos núcleos de línguas (NucLi), em parceria com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. Com a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está em fase de elaboração um programa de capacitação internacional para professores de idiomas, com ênfase no fortalecimento do domínio das habilidades linguísticas — compreensão, fala, leitura e escrita.

O questionário Perfil de Professores Licenciados em Letras da Rede Federal deve ser preenchido on-line pelos professores da área de línguas das instituições da rede federal.

Fonte: http://redefederal.mec.gov.br

Tags: