Equipes do IFSC comemoram desempenho na Olimpíada Brasileira de Robótica

18. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Gaspar, Matérias

olimpiada_robotica_3A equipe Tromb, formada pelos alunos Maxsuel Teixeira e Gustavo Niero, do curso técnico integrado em Mecatrônica do Câmpus Criciúma, irá representar Santa Catarina na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada em Uberlândia de 28 de outubro a 1º de novembro. Eles foram os vencedores da etapa estadual na categoria Ensino Médio, que foi realizada em Criciúma no dia 8 de agosto.

A equipe, que competiu com um kit de robô da Lego, conquistou 320 pontos, o mesmo da segunda colocada, representante do Instituto Maximiliano Gaidzinski de Cocal do Sul, mas por conta dos critérios de desempate a Tromb ficou à frente. “No ano passado eu assisti à Olimpíada e fiquei bastante empolgado em participar. Olhando os robôs funcionarem parece fácil, mas para programá-los precisamos estudar lógica e mecânica. Eu tive, inclusive, que aprender conteúdos que eu só iria estudar no próximo ano”, explica Maxsuel Teixeira.

olimpiada_robotica_1Além da Tromb, que ficou em primeiro lugar, e a CMG Flash, em segundo, outro destaque da competição foi a equipe Rocket do Câmpus Gaspar, que conquistou a terceira colocação. A equipe é composta pelos alunos Suyane Arenhardt e Matheus Felipe Pereira da Silva, do curso técnico integrado em Informática, e foi orientada pelo professor Leonardo Fernandes. “Nós trouxemos duas equipes para competir e o nosso intuito era mais ganhar experiência. Conseguimos viabilizar a participação por conta de um edital do CNPq em que pudemos comprar os kits de robô da Lego”, afirma Leonardo Fernandes.

olimpiada_robotica_2As equipes do IFSC também foram destaque nas categorias melhor estreante, conquistada pela IFStorm do Câmpus Araranguá, e melhor escola pública, título conquistado pela equipe Thunderbolts do Câmpus Gaspar. A equipe Meca Projetos do Câmpus Criciúma foi destaque em inovação, a Horse Power também de Criciúma foi destaque em robustez e a equipe de Florianópolis Robótica Mecatrônica em elegância do robô. “Este ano nós trouxemos uma equipe do Câmpus Araranguá, mas estamos trabalhando para trazer na próxima edição de três a quatro equipes”, afirma o professor do Câmpus Araranguá Werther Serralheiro.

Na categoria Ensino Fundamental os vencedores foram: Satc 2, em primeiro lugar, Satc 3, em segundo, e Satc 4, em terceiro.

Tags: