Abertas 1.327 vagas em cursos de qualificação

19. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até 8 de setembro para 32 cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.327 vagas em 12 cidades: Araranguá, Caçador, Chapecó, Criciúma, Faxinal dos Guedes, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lageado Grande, São José, Urupema e Xanxerê. Além dos cursos serem totalmente gratuitos, não é cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Os cursos de qualificação são ofertados na modalidade formação inicial e continuada (FIC) e são voltados para o aperfeiçoamento profissional em diversas áreas. São cursos rápidos, com cerca de três meses de duração.

Os pré-requisitos, tanto de idade quanto de escolaridade, variam de um curso para o outro e podem ser conferidos nos quadros de vagas dos editais 24 e 25 (clique aqui para acessar). Os quadros também apresentam os dias e horários em que serão realizadas as aulas, a duração do curso, o número de vagas ofertadas e a carga horária do curso.

A seleção dos candidatos será feita por meio de sorteio público, exceto para o curso de Dificuldades de Aprendizagem, ofertado pelo Câmpus Caçador, e para o curso de Leitura e Formação de Leitores, do Câmpus São José. Para esses dois cursos, a seleção será feita por análise socioeconômica.

As inscrições podem ser feitas diretamente no Portal do IFSC. Para candidatos que não possuem acesso à internet, o IFSC disponibiliza computadores para isso em todos os câmpus. O resultado sai no dia 11 de setembro, a partir das 18h.

Confira abaixo os cursos oferecidos em cada cidade:

Araranguá
Qualificação Profissional em Libras

Caçador
SOS Matemática
Manipulação de Alimentos
Assistente de Planejamento e Controle de Produção
Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros – Básico
Matemática: Equações, Sistemas Lineares, Funções e o uso do GeoGebra
Química: Intensivo para o Enem e Vestibular
Dificuldades de Aprendizagem*
*curso ofertado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Calmon. As aulas serão no Câmpus Caçador.

Chapecó
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão no Mercado Público de Chapecó – Avenida Nereu Ramos, 1750-E – Passo dos Fortes.

Criciúma
Partida e Proteção de Motores Elétricos
Inversor de Frequência Soft Starter
Cadista para Construção Civil – Básico
Sistemas Eletropneumáticos
Desenhista Mecânico

Faxinal dos Guedes
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão na Sala de Reuniões da Extensão da Saúde, Rua São Pedro, 259, Centro.

Gaspar
Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros – Básico*
Inclusão Digital para Produtores Rurais
*curso ofertado em parceria com a Cáritas Diocesana de Blumenau.

Itajaí
Tear Manual
Leitura: Teoria e Prática
Introdução ao Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas
Tecnologias Educacionais
Avaliação Ensino-Aprendizagem
Direitos Humanos
Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica

Jaraguá do Sul
Bombeiro Civil*
*as aulas serão no Corpo de Bombeiros na Rua Manoel Francisco da Costa, 7600, João Pessoa.

Lageado Grande
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão na Câmara Municipal de Vereadores de Lageado Grande, Rua Vitória, 410, Centro.

São José
Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica
Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador
Leitura e Formação de Leitores*
*curso ofertado em parceria com a SDR/18ª Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis (Gered). As aulas serão no Câmpus São José.

Urupema
Confeitaria I

Xanxerê
Produção de Texto Dissertativo-argumentativo: o Enem como Horizonte
Escola da Cidadania e dos Saberes*
*as aulas serão na Sala da FCDX em Xanxerê, Rua José Bonifácio, 301, e também no Câmpus Xanxerê, Rua Euclides Hack, 1603.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Tags: ,