Maceió será sede do 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação

19. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

No período de 26 a 30 de outubro de 2015, Maceió será sede de importantes eventos acadêmicos de informática e de tecnologias educacionais. O 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), o maior do país nessa área de pesquisa, será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, e irá congregar o 26º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o 21º Workshop de Informática na Escola (WIE). Outra novidade na edição deste ano, é que o CBIE será realizado em conjunto com a 10ª Conferência Latino-americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO).

Com o tema Ciência, inovação e empreendedorismo: integração latino-americana pela educação, o evento, que é o mais antigo na área de informática e educação, irá trazer pesquisadores renomados para discutir temas e estratégias fundamentais para o desenvolvimento dos países. Na programação, constam nomes de profissionais do Canadá, Estados Unidos, Japão, Espanha e Brasil.

A realização do congresso é feita pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É a primeira vez que um instituto federal participa da organização do CBIE. “O objetivo é o de estimular o desenvolvimento de pesquisas e projetos que abordem a associação entre informática e educação, além de promover o debate em torno de práticas atualizadas sobre o uso das tecnologias como apoio para inovação do processo de ensino”, destaca o professor do Ifal que faz parte da comissão organizadora, Cleber Nauber dos Santos.

O congresso, de âmbito internacional, é interdisciplinar e qualquer pessoa com interesse pela temática pode participar. Abaixo, confira os nomes de alguns palestrantes já confirmados:

Andrew Ng – cofundador do Cousera e Diretor do Laboratório de IA (Inteligência Artificial) de Stanford University, Califórnia-EUA.

José Armando Valente – Docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp (2005). Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, São Paulo.

Paulo Blikstein – professor da Faculdade de Educação e Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford – EUA.

George Siemens – Diretor Associado do Instituto de Pesquisa de Conhecimento Avançado em Tecnologia na Universidade de Athabasca University, Athabasca – Canadá.

Riichiro Mizoguchi – Professor e pesquisador do Japan Advanced Institute of Science and Technology (JAIST), Osaka – Japão.

Adriana Gewerc Barujel – Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela-Espanha.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.