NEOA participa de campanha para batizar planetas extrassolares

20. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

O Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA-JBS), vinculado ao Câmpus Florianópolis e cadastrado no Diretório da União Astronômica Internacional, participou de uma campanha internacional para propor nomes de estrelas e seus respectivos planetas. O NEOA-JBS escolheu a estrela Epsilon do Erídano enviando as seguintes propostas:

• para a estrela Epsilon do Erídano, o nome “Cambirela”

• para o planeta orbitando em torno da estrela Epsilon do Erídano, o nome “Sufijunior”.

Segundo Alexandre Amorim, do NEOA, o nome Cambirela foi sugerido em homenagem ao morro localizado na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. . Este morro é bem visível em toda a Ilha de Santa Catarina. Já “Sufij[unjior” é uma referência a “Sufi Júnior, pseudônimo do músico catarinense e astrônomo amador José Brazilício de Souza (1854-1910), que dá nome ao núcleo. “!O primeiro nome veio do astrônomo persa Abderrahman Al-Sufi. Quando Brazilício escrevia seus textos científicos em jornais em Santa Catarina, ele usava este pseudônimo Sufi Júnior”, explica Amorim.

Para participar da votação os interessados devem clicar aqui. Outras informações estão no website do NEOA-JBS.

Saiba como localizar a estrela epsilon Eridani no céu:

A estrela epsilon Eridani é visível a olho nu, cuja magnitude visual é 3,7. Atualmente, em agosto, ela nasce por volta da meia-noite, estando disponível durante toda a madrugada. Em setembro ela estará disponível mais cedo, a partir das 22h e no mês de outubro ela já será visível após as 20h. A estrela está localizada na constelação de Erídano, porém é mais fácil de identificá-la a partir das Três Marias.

Confira no mapa abaixo: a partir das Três Marias, localize a estrela Rigel (ela é mais brilhante que as Três Marias). A separação entre a estrela do meio das Três Marias e Rigel é de 9 graus, o equivalente à mão fechada com o braço estendido. A partir de Rigel, localize as estrelas delta Eridani e gama Eridani. Elas estão situadas cerca de 22 graus à oeste de Rigel, equivalente à separação entre o polegar e o dedo mínimo com a palma da mão aberta e o braço estendido. Pronto! Logo à oeste de delta Eridani está a nossa epsilon Eridani cujo nome da estrela e seu planeta você ajudará a escolher votando em Cambirela e Sufijunior!

epsEri

Tags: