Câmpus Lages realiza formatura de seis cursos técnicos

28. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Eventos, Matérias

formatura lagesNas últimas duas quintas-feiras (13 e 20), o Câmpus Lages realizou a cerimônia de formatura de seis cursos técnicos ofertados pela instituição. Além de momentos de conquista e emoção, os eventos ficarão marcados na história do câmpus e da cidade. Assim como os navegadores portugueses exerceram seu pioneirismo lançando-se ao mar em busca de descobertas, para três desses cursos cabe a responsabilidade abrir caminho em águas profissionais na região, sendo as primeiras turmas formadas no Instituto Federal de Santa Catarina em Lages.

Nas caravelas dos formados em Mecatrônica, Análises Químicas e Eletromecânica viaja o desafio de mostrar no arranjo produtivo local a qualidade de ensino do IFSC, eleito o melhor Instituto Federal do Brasil por seis anos consecutivos. Nos discursos dos oradores, a mostra de que o trabalho dos servidores da instituição tem valido a pena. Foram muitas palavras de gratidão e reconhecimento pelos dois anos de curso.

formatura lages2“Obrigado aos professores, que nos transmitiram muito mais que conhecimento, à toda equipe diretiva do IFSC e servidores que sempre visaram o melhor para os alunos. Temos o mérito de concluir um curso na melhor instituição do país e ser a primeira turma, por isso sentimos deixar tudo vivido aqui e seguir uma nova história, que há de ser bela”, disse Taíse Alves de Lima, agora formada em Análises Químicas.

Esse pioneirismo já foi inclusive posto à prova. Oseias dos Santos Maria, um dos formados em Eletromecânica e escolhido como orador da turma na cerimônia de formatura, não pode comparecer ao evento pois estava em viagem para assumir uma vaga de emprego. “Eu estava desempregado e surgiu esse trabalho fora da cidade. Concorri com vários candidatos experientes e o grande diferencial para conseguir a vaga foi exatamente a qualificação conquistada no curso”, explicou, em seu discurso lido pelo colega Rodrigo Robert Rocha.

formatura lages3Caso semelhante aconteceu com a agora Técnica em Mecatrônica Stephanie Lima Rauber. Antes mesmo do término do curso técnico ela já estava empregada. “Eles estavam precisando de alguém para a vaga de desenhista e que tivesse conhecimentos sobre a NR (Norma Regulamentadora) 12. Tinha bastante gente concorrendo, mas eu fiz a entrevista e me escolheram. O curso deu muita experiência para por em prática o que aprendi. No trabalho, eu vejo praticamente tudo que foi ensinado em sala e nos laboratórios”, ressalta.

Para Stephanie, o pioneirismo é duplo: ela é a primeira mulher formada na primeira turma do técnico em Mecatrônica. Contudo, a responsabilidade não a assusta. “Estou preparada!”, finaliza. As outras turmas formadas na cerimônia foram dos técnicos em Informática, Biotecnologia e Agroecologia.

Realização

Para se lançar ao mar, é necessário soltar o barco do cais. A formatura marca esse momento de despedida, que mistura a tristeza do adeus (ou até logo) com o orgulho pelo trabalho na formação dos agora ex-alunos, que saem da instituição com o caminho para as Índias em mente, porém tendo que navegar orientados pelas próprias decisões. As primeiras formaturas do Câmpus Lages ocorreram em 2012. A diretora-geral, Raquel Matys Cardenuto, conta que era comum a direção saber o nome de cada estudante, pois eram menos turmas e cursos.

formatura lages4“Eu lembro que falava a eles (alunos) que isso iria mudar. O câmpus cresceu muito e, infelizmente, não temos mais como manter um contato próximo com todos eles. Mesmo assim, a alegria é muito grande em participar desse momento, que é onde vemos o resultado concreto do nosso trabalho. Posso dizer que sou grata em trabalhar em uma instituição como o IFSC, que por meio da educação faz a diferença na vida das pessoas”, conta.

Se esses navegadores descobrirão novas terras ou se adaptar-se-ão a territórios conquistados é uma questão difícil de responder. O certo é que o Câmpus Lages do IFSC permanecerá neste ciclo de aprendizagem com os próximos interessados em desbravar os oceanos do mundo do trabalho. Sem deixar, é claro, de ser o porto seguro daqueles que regressarem em busca de caminhos diferentes.

Tags: