Dircom emite nota sobre o uso da palavra câmpus
28. agosto 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasDesde 2013, a Diretoria de Comunicação (Dircom) do IFSC opta pelo aportuguesamento da palavra “câmpus”, usada da mesma forma tanto para o singular quanto para o plural. No entanto, no início de agosto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação divulgou um ofício recomendando o uso das palavras campus (singular) e campi (plural) na forma latina. Diante disso, a Dircom emitiu nesta sexta-feira (28) uma nota aos servidores ratificando o posicionamento institucional de adotar a grafia “câmpus”.
Confira abaixo a nota enviada por e-mail para todos os servidores:
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação divulgou no início de agosto o Ofício Circular n° 72/2015, no qual recomenda o uso das palavras campus (singular) e campi (plural) na forma latina. A base para tal recomendação é o parecer emitido pelo setor de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras (ABL), em resposta a consulta sobre o tema encaminhado pela Setec.
Desde 2013 a Diretoria de Comunicação (Dircom) do IFSC opta pelo aportuguesamento da palavra “câmpus”, usada da mesma forma tanto para o singular quanto para o plural, com o objetivo de favorecer a fluência dos textos, simplificar a forma de uso desse vocábulo e estabelecer um padrão institucional de redação. Essa decisão foi respaldada, inclusive, em nota lexicológica divulgada pelo próprio MEC, a qual recomendava a adoção da forma “câmpus”. Desde então, todos os textos produzidos pela Diretoria de Comunicação vêm utilizando a palavra da forma aportuguesada. Isso inclui não apenas os textos publicados nos Canais de Relacionamento do IFSC mantidos pela Dircom (Portal do IFSC, Link Digital, Intranet e mídias sociais), mas também as marcas institucionais dos câmpus, artes e outras peças gráficas produzidas na instituição. Essa forma de uso, portanto, já está consolidada institucionalmente.
A Dircom reconhece a legitimidade da nova recomendação da Setec e respeita a autonomia de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para optar pela melhor forma de uso. No entanto, mantém a decisão institucional de utilizar a palavra “câmpus” em português, com acento circunflexo na primeira sílaba e grafada da mesma forma tanto para o singular quanto para o plural. Entendemos que a norma culta da língua portuguesa está em constante mudança e que somos formadores de opinião e agentes dessa mudança. A palavra “câmpus” está intensamente presente em nosso cotidiano e temos a prerrogativa de incorporá-la à nossa língua, assim como já ocorreu com tantos outros vocábulos de origem estrangeira que utilizamos corriqueiramente. Assim como a ABL tem a postura conservadora de recomendar o uso das expressões latinas, outros linguistas e gramáticos brasileiros de linhas mais modernas são favoráveis à adoção da forma “câmpus”. Fica, portanto, mantida essa forma de redação, que constará inclusive no Manual de Redação que será lançado em breve por esta Diretoria.


Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Canal no Youtube
Página no Facebook
Página no Linked-In