Dircom emite nota sobre o uso da palavra câmpus

28. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Desde 2013, a Diretoria de Comunicação (Dircom) do IFSC opta pelo aportuguesamento da palavra “câmpus”, usada da mesma forma tanto para o singular quanto para o plural. No entanto, no início de agosto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação divulgou um ofício recomendando o uso das palavras campus (singular) e campi (plural) na forma latina. Diante disso, a Dircom emitiu nesta sexta-feira (28) uma nota aos servidores ratificando o posicionamento institucional de adotar a grafia “câmpus”.

Confira abaixo a nota enviada por e-mail para todos os servidores:

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação divulgou no início de agosto o Ofício Circular n° 72/2015, no qual recomenda o uso das palavras campus (singular) e campi (plural) na forma latina. A base para tal recomendação é o parecer emitido pelo setor de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras (ABL), em resposta a consulta sobre o tema encaminhado pela Setec.

Desde 2013 a Diretoria de Comunicação (Dircom) do IFSC opta pelo aportuguesamento da palavra “câmpus”, usada da mesma forma tanto para o singular quanto para o plural, com o objetivo de favorecer a fluência dos textos, simplificar a forma de uso desse vocábulo e estabelecer um padrão institucional de redação. Essa decisão foi respaldada, inclusive, em nota lexicológica divulgada pelo próprio MEC, a qual recomendava a adoção da forma “câmpus”. Desde então, todos os textos produzidos pela Diretoria de Comunicação vêm utilizando a palavra da forma aportuguesada. Isso inclui não apenas os textos publicados nos Canais de Relacionamento do IFSC mantidos pela Dircom (Portal do IFSC, Link Digital, Intranet e mídias sociais), mas também as marcas institucionais dos câmpus, artes e outras peças gráficas produzidas na instituição. Essa forma de uso, portanto, já está consolidada institucionalmente.

A Dircom reconhece a legitimidade da nova recomendação da Setec e respeita a autonomia de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para optar pela melhor forma de uso. No entanto, mantém a decisão institucional de utilizar a palavra “câmpus” em português, com acento circunflexo na primeira sílaba e grafada da mesma forma tanto para o singular quanto para o plural. Entendemos que a norma culta da língua portuguesa está em constante mudança e que somos formadores de opinião e agentes dessa mudança. A palavra “câmpus” está intensamente presente em nosso cotidiano e temos a prerrogativa de incorporá-la à nossa língua, assim como já ocorreu com tantos outros vocábulos de origem estrangeira que utilizamos corriqueiramente. Assim como a ABL tem a postura conservadora de recomendar o uso das expressões latinas, outros linguistas e gramáticos brasileiros de linhas mais modernas são favoráveis à adoção da forma “câmpus”. Fica, portanto, mantida essa forma de redação, que constará inclusive no Manual de Redação que será lançado em breve por esta Diretoria.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.