Pronatec realiza reunião geral

28. agosto 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

A coordenação-geral e adjuntos do Pronatec no IFSC reuniram-se para a quarta reunião de trabalho desde a implantação do programa no Instituto. O encontro ocorre após a pactuação da oferta de vagas nos cursos para 2015, que este ano ocorreu em agosto. A redução dos valores orçamentários previstos, bem como no número de vagas a serem oferecidas foram os principais temas em debate no encontro. Assuntos abordados também pela reitora Maria Clara K. Schneider, que abriu a reunião.

Coordenador e reitora na abertura reunião PronatecA reitora destacou que tem reivindicado junto ao MEC pela liberação do repasse de recursos atrasados do programa, e que o momento de crise serve para potencializar soluções criativas. Segundo ela, os resultados do Pronatec têm sido muito efetivos para o IFSC superar dificuldades e seguir em frente. “O programa é institucionalizado no IFSC e tem força dentro e fora da instituição”, disse ela. Maria Clara também ressaltou o empenho dos coordenadores de cada câmpus neste período difícil para conseguir a nova pactuação das vagas. “O Pronatec tem tudo a ver com a nossa instituição por promover a inclusão de pessoas que não estariam nos cursos regulares do IFSC”, completou.

O diretor de ensino, Paulo Wollinger, participou da abertura do encontro e destacou que os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD/IBGE) já mostram os efeitos do Pronatec e do Bolsa Família nos números da economia e na melhoria da escolaridade do país, em que 65 milhões de pessoas acima de 15 anos não completaram o Ensino Fundamental. Conforme Wollinger, os cursos Pronatec preparam para o trabalho e elevam a escolaridade de públicos antes excluídos. “É significativo que o IFSC garanta 10% de suas vagas para o Proeja”, disse.

coordenadores pronatec atentos na reunião geralO coordenador-geral André Dala Possa relatou alguns encaminhamentos orientados em reunião recente em Brasília e disse que o programa visa enfocar também a empregabilidade das pessoas que recebem certificações profissionais. André ressaltou que o esforço é para oferecer formação inicial ao público em vulnerabilidade social, e que é preciso romper com conceitos fortemente arraigados nas instituições para garantir o acesso destas pessoas aos espaços de cidadania a que tem direito.

Na sequência, os coordenadores adjuntos se pronunciaram sobre sua atuação no Pronatec em cada um dos câmpus, enfatizando o número de cursos a serem oferecidos e dificuldades gerenciais vivenciadas em cada localidade. Os novos coordenadores adjuntos nos câmpus São Miguel do Oeste, São Carlos, São Lourenço do Oeste, Gaspar, Urupema, Criciúma, Garopaba, Xanxerê e Tubarão, respectivamente Rafael Pitz, Carlos Augusto do Espirito Santos Jr., Rosângela Jovino Alves, Greise Zapella, Samanta Coelho de Freitas, Matheus Bocardi, Elisandra Quintino, Milena Cortelini e Fernanda Garcia, foram apresentados no encontro.

Tags: