Inscrições para cursos de qualificação terminam dia 8

4. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Terminam na próxima terça-feira, 8 de setembro, as inscrições para 42 cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.607 vagas em 15 cidades: Araranguá, Caçador, Chapecó, Criciúma, Faxinal dos Guedes, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lageado Grande, São José, São Lourenço do Oeste, Timbó Grande, Urupema e Xanxerê. Além dos cursos serem totalmente gratuitos, não é cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Os cursos de qualificação são ofertados na modalidade formação inicial e continuada (FIC) e são voltados para o aperfeiçoamento profissional em diversas áreas. São cursos rápidos, com cerca de três meses de duração.

Os pré-requisitos, tanto de idade quanto de escolaridade, variam de um curso para o outro e podem ser conferidos nos quadros de vagas dos editais 24 e 25 (clique aqui para acessar). Os quadros também apresentam os dias e horários em que serão realizadas as aulas, a duração do curso, o número de vagas ofertadas e a carga horária do curso.

A seleção dos candidatos será feita por meio de sorteio público (edital 24) ou análise socioeconômica (edital 25) de acordo com cada curso. As inscrições podem ser feitas diretamente no Portal do IFSC. Para candidatos que não possuem acesso à internet, o IFSC disponibiliza computadores para isso em todos os câmpus. O resultado sai no dia 11 de setembro, a partir das 18h.

Confira abaixo os cursos oferecidos em cada cidade:

Araranguá
Qualificação Profissional em Libras

Caçador
SOS Matemática
Manipulação de Alimentos
Assistente de Planejamento e Controle de Produção
Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros – Básico
Matemática: Equações, Sistemas Lineares, Funções e o uso do GeoGebra
Química: Intensivo para o Enem e Vestibular
Dificuldades de Aprendizagem*
Metodologia de Língua Portuguesa**
*curso ofertado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Calmon. As aulas serão no Câmpus Caçador.
**parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Calmon. As aulas serão ministradas no próprio câmpus.

Chapecó
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão no Mercado Público de Chapecó – Avenida Nereu Ramos, 1750-E – Passo dos Fortes.

Criciúma
Partida e Proteção de Motores Elétricos
Inversor de Frequência Soft Starter
Cadista para Construção Civil – Básico
Sistemas Eletropneumáticos
Desenhista Mecânico

Faxinal dos Guedes
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão na Sala de Reuniões da Extensão da Saúde, Rua São Pedro, 259, Centro.

Gaspar
Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros – Básico*
Inclusão Digital para Produtores Rurais
*curso ofertado em parceria com a Cáritas Diocesana de Blumenau.

Itajaí
Tear Manual
Leitura: Teoria e Prática
Introdução ao Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas
Tecnologias Educacionais
Avaliação Ensino-Aprendizagem
Direitos Humanos
Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica

Jaraguá do Sul
Conserto, Ajuste e Customização de Roupas
Espanhol Básico
Bombeiro Civil*
*as aulas serão no Corpo de Bombeiros na Rua Manoel Francisco da Costa, 7600, João Pessoa.

Joinville
Educadoras Infantis*
*curso ofertado em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville e as aulas serão ministradas no próprio câmpus do IFSC.

Lageado Grande
Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos*
*as aulas serão na Câmara Municipal de Vereadores de Lageado Grande, Rua Vitória, 410, Centro.

São José
Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica
Formação Básica em Desenho Técnico Auxiliado por Computador
Leitura e Formação de Leitores*
NR-10 – (Baixa Tensão)
*curso ofertado em parceria com a SDR/18ª Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis (Gered). As aulas serão no Câmpus São José.

São Lourenço do Oeste
Fundamentos de Língua Portuguesa e Matemática para o ENEM*
Matemática Básica*
Formação Continuada a Estudantes do Ensino Médio na àrea de Biologia, com Ênfase em Botânica*
Português Brasileiro: História e Variação**
*as aulas serão na EEB. Ruia Barbosa, Rua Aderbal Ramos da Silva, 486, Bairro Progresso.
**as aulas do curso da Turma A serão ministradas na EEB Rui Barbosa, Rua Aderbal Ramos da Silva, 486, Bairro Progresso e da Turma B serão ministradas na CEIM Mundo Colorido, Rua Rio de Janeiro, Bairro Perpétuo Socorro.

Timbó Grande
Práticas Pedagógicas*
*parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Timbó Grande. As aulas serão ministradas na Escola Municipal de Educação Básica Gleides Rodrigues. Avenida Antônio Furtado, 685 – Centro, Timbó Grande.

Urupema
Confeitaria I

Xanxerê
Produção de Texto Dissertativo-argumentativo: o Enem como Horizonte
Escola da Cidadania e dos Saberes*
*as aulas serão na Sala da FCDX em Xanxerê, Rua José Bonifácio, 301, e também no Câmpus Xanxerê, Rua Euclides Hack, 1603.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Tags: ,