Mulheres Sim do Câmpus Lages recebe palestra sobre prevenção ao câncer

8. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

mulheres-sim-lagesNa quarta-feira (26) as alunas do curso Educação e Gênero – Mulheres Sim do Câmpus Lages receberam o projeto Alô Elô, que é uma iniciativa do Poder Judiciário de Lages (Vara da Fazenda) e que leva informação sobre a prevenção ao câncer.

“O ‘Alô’ no nome do projeto é para simbolizar essa chamada de atenção. No caso, atenção aos cuidados na prevenção da doença. Eu conto um pouco da minha trajetória e de como venci o câncer. Além disso, sempre levamos nas visitas um profissional da saúde para melhor informar as pessoas”, diz Eloilse Oliveira, coordenadora do projeto. Foi por causa dela que a iniciativa surgiu, ainda dentro da Vara da Fazendo do Fórum de Lages, idealizada pelo juiz Sílvio Orsatto.

mulheres-sim-lages2No Câmpus Lages, quem falou às alunas foi a enfermeira Odila Maria Waldrich. A bandeira do projeto é a prevenção ao câncer de mama. Mas, também, leva informação sobre outros assuntos importantes. “Eu falo sobre o cuidado de modo geral, em relação ao do mama, mas também ao de colo de útero, principalmente à importância do exame papanicolau. Mas falo também sobre os benefícios de boa alimentação, da prática atividade física, os cuidados com a higiene pessoal, sexualidade e espiritualidade”, completa.

Se o intuito era levar informação, a atividade atendeu esse objetivo. Para muitas das participantes, esse foi o primeiro contato com o assunto. “Eu adorei. É uma coisa que eu nem sabia que tinha em Lages, e por isso nunca participei. Fiquei feliz pelo IFSC ter proporcionado pela primeira vez pra mim. Muitas coisas que ela falou eu pude conhecer melhor. Por exemplo, ela mostrou como se faz o autoexame (mama), algo que eu já havia visto mas nunca fiz, pois não sabia como era o jeito certo”, avalia Maria Helena Sousa Borges, aluna do curso Mulheres Sim.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.