Conif participa da elaboração da Base Nacional Comum Curricular

11. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

Integrantes do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) representarão o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em reunião para discussão da proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC). A agenda, conduzida pelas Secretarias de Educação Básica (SEB) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), será realizada em Brasília no dia 14 de setembro. Na oportunidade, a pauta incluirá debates sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) relativas à educação profissional e tecnológica.

A ampla participação do Conif nas discussões foi reiterada durante reunião do FDE que ocorreu no fim de agosto, em Brasília, com a participação do presidente da Comissão Especial para a Reformulação do Ensino Médio da Câmara dos Deputados, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

Para o coordenador do FDE e pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), Sidinei Cruz Sobrinho, a agenda tem impacto direto nas atividades das instituições da Rede Federal. “Defendemos, como órgão de assessoria ao Conif, a participação ativa nas pautas nacionais em prol da qualificação e defesa de políticas na educação profissional”, afirma.

O FDE elabora proposta de alteração ao substitutivo do projeto de lei (PL) nº 6840/13, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. As sugestões do Fórum serão apreciadas pelo Pleno do Conif até meados de outubro e, na sequência, encaminhadas.

BNC – A proposta da Base é orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas do país. Com ela o sistema educacional terá um importante instrumento de gestão pedagógica, esclarecendo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento. Assim, a BNC poderá propor políticas de avaliação da educação básica, pensando no processo de produção de materiais didáticos, além de colaborar para a discussão da política de formação inicial e continuada de professores.

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: