Estudantes do Câmpus São José criam equipamento e aplicativo para facilitar a vida dos idosos

11. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias
alunas_tele2u_editada

Integrantes da equipe Tele2U

Uma discussão familiar despertou na aluna do curso de Engenharia em Telecomunicações do Câmpus São José, Letícia Aparecida Coelho, a inspiração para criar um sistema de cuidado e assistência domiciliar para controle de estoque e horários de medicamentos para idosos. Ela conta que presenciou os tios discutindo na hora de verificar se o seu avô havia tomado os remédios corretamente e teve então a ideia de criar algo para facilitar o controle da medicação e evitar que mais desentendimentos acontecessem novamente entre sua família e em outras também.

Letícia e as colegas Jéssica da Silva Hahn, Katharine Schaeffer Fertig e Kristhine Schaeffer Fertig, da equipe Tele2U, desenvolveram o Tkmed como projeto da disciplina de Circuitos Lógicos. Também são finalistas do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras.

O projeto do TKmed consiste em uma caixa eletrônica portátil de armazenamento de medicamentos e um aplicativo para controle de estoque e horários, reposição e consumo dos medicamentos. A caixa terá compartimentos para armazenar comprimidos, cápsulas ou drágeas, e um sistema para alertar o paciente sobre o uso dos medicamentos nos horários programados. O alerta é um aviso luminoso e sonoro para facilitar tanto a localização do compartimento do medicamento, como da própria caixa de remédios pelo paciente em algum cômodo da casa. Além disso, as alunas projetaram uma interface de comunicação com o aplicativo de celular, no qual serão executadas as funções de cadastro, reposição de remédios, agendamento dos horários, controle e estatísticas dos medicamentos consumidos.

As integrantes da equipe Tele2U estão na quinta fase do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José. “Temos um grande interesse em empreendedorismo, inovação e causas sociais, além de sermos apaixonadas pela área tecnológica. Vimos no Desafio uma oportunidade de iniciar trabalhos com criação de empresas e desenvolver novos produtos que coloquem em prática conhecimentos adquiridos no curso”, destaca a aluna Jéssica da Silva Hahn. A equipe acredita que essas iniciativas abrem portas para oportunidades futuras e enriquecem a vida profissional de cada integrante. O foco da equipe é desenvolver um produto que aliará conceitos de internet das coisas, ambientes inteligentes e ajudará na qualidade de vida das pessoas, principalmente na dos idosos.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.