Transmissão de TV pela internet é tema de projeto dos alunos de Engenharia de Telecomunicações

16. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias
foto_equipe_smartmaismais1

Da esquerda para direita, Elton, Karoline e Thiago. Na tela está Leonan, realizando estágio em Bilbao, na Espanha.

Alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José estão desenvolvendo um sistema para o fornecimento de televisão por assinatura via internet, a IPTV. Com o projeto, chegaram à final do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras.

A equipe SmartMaisMais é formada pelos alunos Thiago Werner (gerente de projeto), Karoline da Rocha (tesoureira), Elton Ferreira Broering (programador) e Leonan da Silva Saraiva (gerente de marketing, que está fazendo estágio na cidade de Bilbao, na Espanha). A equipe se propôs a encontrar uma solução para a necessidade de um cliente/investidor do interior de São Paulo, apresentado pelos professores Emerson Ribeiro de Mello e Mário Noronha Neto. Assim, a equipe iniciou o projeto, com a intenção de participar do Desafio.

O grupo constatou que, no Brasil, existem diversos provedores de acesso à internet que chegam com fibra óptica nas residências e empresas de seus assinantes. Partindo do pressuposto que essa conexão entre assinante e provedor permite velocidade de um a 10 gigabytes por segundo (10Gbps), e que a maioria dos planos de conectividade com a internet não chega a 100 megabytes por segundo (100Mbps), essa infraestrutura está subutilizada. Assim, essa fatia ociosa poderia ser usada pelos provedores para o fornecimento de outros serviços, como por exemplo, a transmissão de TV pela internet, também conhecido como IPTV.

Atualmente, as principais operadoras de TV por assinatura entregam para seus assinantes, na forma de comodato, um receptor (set top box) que é o responsável por sintonizar canais, ver a lista de programação, entre outros. Para os pequenos provedores, investir neste modelo de compra e empréstimo de receptores é algo que pode inviabilizar o negócio.

Ciente do aumento de número de pessoas que possuem Smart TV (TVs que possuem acesso à internet e a uma loja de aplicativos de forma semelhante às de smartphones), a equipe pretende desenvolver um serviço de fornecimento de IPTV, que contará com um aplicativo para SmartTVs compatível com diversos tipos de televisão e provedores de conteúdo. Dessa forma, o sistema poderá ser adaptado para diferentes clientes, no caso, provedores de internet que queiram oferecer o serviço de IPTV aos seus assinantes. A vantagem é não necessitar de novos receptores nos clientes e utilização da infraestrutura de acesso ao cliente que a operadora já possui.

“A motivação principal para investir nessa ideia é a visão a longo e médio prazo da tecnologia e comércio atual. As Smart TVs estão invadindo o mercado, e soluções para futuras necessidades dos clientes devem ser encontradas agora. Uma frase que gosto muito é: ‘devemos criar soluções para necessidades que o cliente ainda não sabe que tem’”, destaca o gerente de projeto, Thiago Werner.

Além disso, a proposta visa a construção de um modelo de negócio que permita aos provedores a exploração de anúncios com comerciantes locais, oferecendo aos assinantes a possibilidade de comprar produtos desses anunciantes por meio do controle de sua TV, como por exemplo pedir uma pizza ou fazer encomendas por correio.

Tags: ,