Câmpus Florianópolis será sede de evento destinado à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

17. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

diad-fpolisO Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina realiza no dia 26 de setembro o “Dia D”, evento destinado à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A feira de empregos acontece no Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), das 9h às 17h.

O “Dia D”, a exemplo do que já aconteceu em outro estados, vai colocar frente a frente trabalhadores cotistas e empresas da Grande Florianópolis que não estão cumprindo a Lei 8213/91, que determina as regras de contratação e inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. A Lei obriga as empresas com 100 ou mais empregados a preencherem de 2% a 5% dos cargos com profissionais deficientes, mas muitas alegam falta de mão de obra para atender as determinações. A intenção é justamente aproximar as partes.

Estandes serão montados no IFSC para o contato direto entre entidades, patrões e empregados, onde os profissionais poderão consultar a disponibilidade de vagas e os empresários receberão os currículos. Haverá, também, a emissão de carteira de trabalho aos deficientes, dentre outras ações que estão sendo planejadas.

Segundo o diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, faz parte da política do IFSC abrir as portas para esses eventos, pois aproxima a instituição da comunidade. “ Nossa proposta não é formar apenas técnicos, mas sim, cidadãos”, afirmou.

Com informações do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina

Os comenários não estão permitidos.