Equipe do Câmpus Florianópolis cria prancha de stand up para uso noturno no Desafio IFSC
23. setembro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, MatériasA equipe Octo, formada por três alunos do Câmpus Florianópolis, criou uma prancha de stand up paddle (SUP) com iluminação LED, para os adeptos da prática noturna do esporte. A Octo é uma das finalistas do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. É formada pelo estudante de Engenharia Eletrônica Eduardo Galera de Carvalho, pelo agora pós-graduado em Produtos Eletrônicos Alexandre José Müller Kegler (atualmente cursando mestrado em Fabricação Digital pela UFSC) e pelo aluno de Engenharia Mecatrônica Felipe Mesquita.
“A ideia surgiu numa conversa informal, ao termos a possibilidade de trabalharmos com prancha de isopor num laboratório da UFSC. Conversando com grupos de SUP, percebemos que um produto que ajudasse a sinalizar o esportista nas travessias noturnas teria boa aceitação”, conta Felipe Mesquita.
A prancha é feita de isopor resinado e foram utilizados LEDs de iluminação de emergência. “Desmontamos os equipamentos de emergência pensando principalmente na questão de tempo e de custo, pois o Alexandre usou o projeto também para a monografia da pós dele. Enquanto ele finalizava a pós, percebemos que havia potencial para participar do Desafio IFSC e formamos a equipe”, lembra.
Segundo a equipe, a ideia é que a prancha fique dentro do preço normal de uma prancha de SUP – hoje os valores variam de R$ 1,6 mil a R$ 7 mil.