Equipe do Câmpus Florianópolis cria prancha de stand up para uso noturno no Desafio IFSC

23. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

prancha1-fpolisA equipe Octo, formada por três alunos do Câmpus Florianópolis, criou uma prancha de stand up paddle (SUP) com iluminação LED, para os adeptos da prática noturna do esporte. A Octo é uma das finalistas do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. É formada pelo estudante de Engenharia Eletrônica Eduardo Galera de Carvalho, pelo agora pós-graduado em Produtos Eletrônicos Alexandre José Müller Kegler (atualmente cursando mestrado em Fabricação Digital pela UFSC) e pelo aluno de Engenharia Mecatrônica Felipe Mesquita.

“A ideia surgiu numa conversa informal, ao termos a possibilidade de trabalharmos com prancha de isopor num laboratório da UFSC. Conversando com grupos de SUP, percebemos que um produto que ajudasse a sinalizar o esportista nas travessias noturnas teria boa aceitação”, conta Felipe Mesquita.

A prancha é feita de isopor resinado e foram utilizados LEDs de iluminação de emergência. “Desmontamos os equipamentos de emergência pensando principalmente na questão de tempo e de custo, pois o Alexandre usou o projeto também para a monografia da pós dele. Enquanto ele finalizava a pós, percebemos que havia potencial para participar do Desafio IFSC e formamos a equipe”, lembra.

Segundo a equipe, a ideia é que a prancha fique dentro do preço normal de uma prancha de SUP – hoje os valores variam de R$ 1,6 mil a R$ 7 mil.

Tags: