Consup aprova criação de 14 novos cursos em 10 câmpus

24. setembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria
consup-principal-link

Reunião do Consup dia 23

O Conselho Superior do IFSC (Consup) aprovou em reunião nesta quarta-feira (23), no auditório da Reitoria, a oferta de 14 novos cursos em 10 câmpus: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Joinville. São nove novos cursos técnicos, um curso superior, três especializações lato sensu e uma especialização técnica. Apenas a especialização lato sensu em Língua Inglesa do Câmpus Chapecó será ofertada em 2017. Os demais cursos terão início no primeiro semestre de 2016.

O Câmpus Joinville vai ofertar um curso de Engenharia Elétrica, no período noturno. Outra novidade no câmpus é a especialização técnica em Saúde do Idoso, no período vespertino.

Também foi aprovada a especialização lato sensu na modalidade a distância em Ensino Integrado de Filosofia, Geografia, História e Sociologia Básica, no Câmpus Criciúma, e a especialização lato sensu em Educação Científica e Tecnológica, na modalidade presencial, período noturno, no Câmpus Araranguá.

Os nove cursos técnicos aprovados foram: no Câmpus Caçador, o técnico integrado em Informática (matutino e vespertino); no Câmpus Canoinhas, o técnico integrado em Alimentos (matutino e vespertino) e o técnico integrado em Edificações (matutino e vespertino); no Câmpus Criciúma, o técnico concomitante em Edificações (vespertino) – com projeto unificado – (a Escola Básica Ignácio Stakowski ofertará as matérias propedêuticas e o IFSC, as técnicas); no Câmpus Itajaí, o técnico concomitante em Recursos Pesqueiros (noturno); no Câmpus Jaraguá do Sul, o técnico/Proeja/Certific integrado em Vestuário (matutino e vespertino); no Câmpus São Miguel do Oeste, o técnico integrado em Agropecuária (matutino e vespertino); no Câmpus Xanxerê, o técnico integrado em Alimentos (matutino e vespertino) e o técnico integrado em Informática (matutino e vespertino).

O Consup aprovou ainda a extinção de três cursos: o técnico subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue Libras/Português do Câmpus Palhoça Bilíngue, o ténico concomitante em Agroindústria do Câmpus São Miguel do Oeste e o técnico concomitante em Agroindústria do Câmpus Urupema.

Novo Calendário Eleitoral

consup-eleicoes

Discussão do novo calendário eleitoral

A Comissão Eleitoral do IFSC solicitou ao Consup a inclusão, na pauta da reunião, em caráter de urgência, da análise da proposta de retomada do calendário eleitoral. O presidente da Comissão Eleitoral, Felipe Schneider Costa, ressaltou que o pedido de inclusão do assunto na pauta deveu-se à sinalização do Sinasefe nacional sobre a proposta de encerramento da greve, e também e para que não haja necessidade de convocação de uma reunião extraordinária do Consup. A diretora executiva Silvana Lisboa de Sá conduziu os encaminhamentos.

Foi referendada a proposta de retomada do calendário eleitoral a partir do dia 5 de outubro, condicionada ao término da greve. Como o período de inscrições dos candidatos foi suspenso faltando três dias para o fim, com a retomada do calendário, o período restante para as inscrições será de mais cinco dias, de 5 a 9 de outubro. O período de campanha será reduzido de 21 para 19 dias e também houve alteração no prazo para inscrição de fiscais e mesários.

Outro ponto discutido e referendado pelo Conselho foi o adiamento da data de posse do reitor e diretores-gerais para 1º de fevereiro, garantindo assim ao MEC tempo hábil para nomeação do candidato vencedor a reitor e para que haja o período de transição entre as gestões, na Reitoria e nos câmpus.

Novas regras na Biblioteca

O Consup aprovou a proposta de mudança na aplicação de multas por atraso de devolução de material nas bibliotecas do IFSC, a partir de proposta referendada pelo Cepe. Será mantida a multa de R$ 1,00 por dia útil de atraso a cada obra. Porém, se o usuário acumular débitos acima de R$ 50,00, ele poderá pagar R$ 50,00 em valor pecuniário e o restante, com a doação de uma nova obra para a Biblioteca. Por exemplo, se o usuário estiver devendo R$ 70,00 em multa, ele pagará R$ 50,00 em dinheiro e o restante, na doação de uma obra de valor equivalente aos R$ 20,00, segundo regulamento do próprio Sistema de Bibliotecas e mediante assinatura de um termo de doação.

Outra novidade é o abono de multas abaixo de R$ 10,00 para alunos concluintes e que necessitem do certificado de negativa de débito, desde que sejam devolvidas todas as obras em posse do aluno.

Segundo a coordenadora do Sistema de Bibliotecas, Camila Koerich Burin, “a multa não tem caráter punitivo, mas educativo, para que todos entendam que o material é de uso coletivo”. A proposta poderá ser revisada no período de um ano. Desde a implantação do sistema de multas em 2012, o atraso de devolução de materiais reduziu em 30%.

Cronograma de curricularização da Extensão

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, apresentou o cronograma para implantação da curricularização da extensão, para que o IFSC atenda à meta 12 do Plano Nacional de Educação de 2014, em especial o subitem 12.7, que determina que as instituições de ensino devem assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. O cronograma prevê ações até 2019.

Outros assuntos – O Consup também aprovou a avaliação de novos polos e-Tec e a renovação do credenciamento da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).

A reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.
Tags: , , ,