Estudantes criam sala de aula inteligente com equipamentos integrados

1. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

desafio_ifsc_webba_3Ligar e configurar os equipamentos utilizados em sala de aula, como projetor, refrigeração e iluminação, em geral representa a perda de alguns minutos no início de cada período. Atentos a esse problema, os alunos Ana Luiza Scharf, Guilherme Evangelista de Albuquerque, Mathias Silva da Rosa e Thiago Henrique Bonotto da Silva, do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José, desenvolveram o sistema de controle de salas inteligentes Webba, um dos finalistas do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras.

“O objetivo do sistema é integrar os equipamentos da sala de aula, tornando-a inteligente. Nos equipamentos integrados incluem-se os sistemas de projeção, iluminação e climatização. A integração utilizará redes sem fio para automação de dispositivos como lâmpadas e condicionadores de ar, e utilizará uma plataforma embarcada de baixo custo conectada à internet para comandar a projeção de documentos”, explica Ana Luiza Scharf, integrante da equipe Webba. “O professor terá controle total sobre a sala de aula a partir de um dispositivo móvel como seu próprio celular, ou através de uma aplicação web”, acrescenta.

desafio_ifsc_webba_4Além de facilitar a operação dos diferentes equipamentos, o sistema também permite que o professor programe sua aula com antecedência, informando quais arquivos serão utilizados na projeção, como deverá ficar a iluminação e a climatização do ambiente. “Tudo isso implica na economia de tempo e esforço para deixar o ambiente favorável à execução das tarefas”, diz Ana Luiza.

Um diferencial do sistema de controle de salas inteligentes é a integração da ideia desse tipo de sala com a facilidade de uso dos dispositivos móveis. É também um projeto escalável, ou seja, pode ser modificado em relação às demandas da indústria e expandido para integrar outros mecanismos de automatização, como sistemas de alarme ou de contenção de incêndios. Trata-se ainda de um sistema compatível com outras áreas de aplicação além da educacional, como os ambientes corporativos e domiciliares, por exemplo.

Após o desenvolvimento do projeto, a equipe vai intensificar o planejamento do modelo administrativo do negócio e do plano de marketing do produto, visando a inserção no mercado. Nessa fase será desenvolvida a apresentação do produto (embalagem e logotipo). Além disso, será necessário fazer um estudo detalhado sobre o mercado que o produto vai atender, com o objetivo de fazer adequações, se necessário.

Tags: