Alunos do Câmpus Gaspar conquistam primeiro lugar no Festival Escolar de Dança

2. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

festivalgaspar2Nos dias 23 e 24 de setembro, o Grupo de Dança IFSC Gaspar participou do 21º Festival Escolar de Dança, promovido pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Gaspar. O grupo ganhou o primeiro lugar na categoria Alunos do Ensino Médio com a coreografia Vida que Pulsa, criada pelos alunos e pelos professores do projeto de extensão.

festivalgaspar1O Grupo de Dança IFSC Gaspar iniciou como projeto de extensão em 2014, mas a ideia surgiu um ano antes com a participação de alunas do IFSC no Festival Escolar de Dança em 2013, sob a responsabilidade da professora Janaína Aragão. Com a conquista do terceiro lugar no festival, a equipe procurou a professora de Língua Portuguesa Caroline Reis, que tem experiência com dança amadora e Juliana da Silva, que atualmente é professora de Educação Física do Câmpus Joinville. Hoje o projeto também conta com a coordenação do professor Anderson Honorato. Desde o início das aulas, alunos de várias fases dos cursos integrados já participaram das aulas de dança.

A coreografia vencedora, Vida que Pulsa, foi criada a partir da música Give it up to me, do cantor jamaicano Sean Paul. Ao som de I Won’t Give Up, de Jason Mraz, a aluna Eduarda Chiarello apresentou a coreografia Tudo que sinto, muito elogiada pelos jurados do festival.

festivalgaspar3Eduarda pratica dança há oito anos e quando surgiu a iniciativa da criação do grupo de dança no Câmpus Gaspar já mostrou interesse em participar das aulas. O maior desafio, segundo a aluna, foi o fazer o solo de dança, que teve os passos criados cerca de 25 dias antes da apresentação no Festival Escolar Dança. “Meus professores ajudaram a corrigir a execução dos movimentos, a finalização da coreografia e a cor do figurino. Eu já tinha uma ideia de trabalhar com a música que escolhi fazia um tempo, mas não tinha desenvolvido a parte artística”, conta.

A aluna Ketryn Emilly de Medeiros diz que as aulas de dança trouxeram resultados positivos nos alunos participantes. “Eu vi muita mudança nas minhas amigas iniciantes. Desde que entraram nas aulas, elas estão mais confiantes e as técnicas delas estão cada dia melhores”, conta.