Proppi lança chamada para análise de patenteabilidade de invenções

6. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) lançou na terça, dia 6, chamada para seleção de invenções para avaliação do potencial de patenteabilidade e elaboração de patentes. O objetivo é apoiar servidores do IFSC interessados em avaliar o potencial que invenções ou novas tecnologias resultantes de suas atividades de pesquisa têm de ser patenteadas. O edital 35/2015, que trata do tema, está disponível na seção Pesquisa do site do IFSC. As propostas devem ser enviadas até 20 de outubro.

Podem participar da chamada servidores efetivos do IFSC que desenvolveram uma inovação ou nova tecnologia, no todo ou em parte, por meio de projetos institucionais ou de atividades relacionadas a sua atuação na instituição.

O IFSC vai apoiar até seis propostas, concedendo serviços de avaliação do potencial de patenteabilidade e de redação do relatório descritivo, que é a elaboração do pedido de patente. Esses serviços serão prestados por uma empresa especializada em propriedade intelectual sob supervisão do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSC (NIT). Os requisitos para que uma invenção possa ser patenteada são: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Para submeter propostas, os servidores do IFSC devem preencher formulário disponível na seção Pesquisa do site do IFSC (Formulário do Inventor). Depois de preenchido e salvo conforme instruções contidas no item VI do edital, o arquivo deve ser enviado para o e-mail inovacao@ifsc.edu.br. Não serão aceitas propostas entregues pessoalmente – somente por e-mail.

A avaliação das propostas será feita considerando quatro aspectos – aplicabilidade da invenção, grau de inovação da invenção, estágio de desenvolvimento da invenção e resultado da busca prévia de anterioridade -, por uma comissão julgadora composta por dois representantes do NIT e um da empresa contratada. Essa análise é eliminatória e, com base nela, serão definidas as propostas que vão ser contempladas com os serviços de avaliação do potencial de patenteabilidade e de redação do relatório descritivo. O resultado preliminar da avaliação será realizado em 23 de outubro e o resultado final, após prazo para recursos, em 26 de outubro.

A avaliação do potencial de patenteabilidade vai ser feita entre 27 de outubro e 7 de dezembro. Caso a invenção ou nova tecnologia tenha possibilidade de ser patenteada, o serviço de redação do relatório descritivo vai ser prestado entre 19 de fevereiro e 31 de março de 2016.

Para mais informações, acesse a seção Pesquisa do site do IFSC.

Os comenários não estão permitidos.