Aluno do Câmpus Criciúma recebe medalha de bronze na OBMEP

14. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

premiao_olimpada_de_matematica 006Vitalli Kyburz, aluno do curso técnico em Mecatrônica do Câmpus Criciúma, recebeu a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em cerimônia realizada no gabinete do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, na manhã da última quinta-feira, 8. Assim como Vitalli outros cinco alunos de escolas públicas de Criciúma também receberam a premiação pelos resultados alcançados na prova de 2014.

Apesar da pouca idade, Vitali já é um veterano em Olimpíada de Matemática, participa da competição desde a 5ª série do Ensino Fundamental. “A medalha de bronze foi a minha melhor colocação. Eu estudei para a Olimpíada a partir das provas dos anos anteriores. Para esta prova me dediquei a estudar análise combinatória e geometria”.

Com o resultado alcançado em 2014, Vitalli passou a receber bolsa do Programa de Iniciação Científica (PIC) e a frequentar aulas de Matemática que são ofertadas pela coordenação regional da Olimpíada de Matemática. “Nós temos aulas uma vez por mês e realizamos uma série de testes on-line. É interessante porque nós aprendemos conceitos de matemática e como se chega a determinadas fórmulas”.

premiao_olimpada_de_matematica 003Para o professor Lucas Barchinski que orienta o PIC em Criciúma, as aulas de matemática do Programa de Iniciação Científica vão muito além da resolução de problemas. “ A lógica matemática funciona como um guia e um aluno que consegue resolvê-las, aprende melhor, porque ele aprende a ler melhor. Nas aulas do PIC trabalhamos uma série de conceitos com os alunos, inclusive algumas noções de criptografia”.

Na edição de 2015, Vitalli e outros 30 alunos do Câmpus Criciúma passaram para a segunda fase da prova e agora aguardam o resultado que deve ser divulgado no mês de dezembro.