Aluno do Câmpus Florianópolis-Continente tem artigo publicado em revista internacional

15. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

12167037_948334435226359_689733652_nLuiz Gustavo da Silva, aluno do sexto módulo do curso superior de tecnologia em Hotelaria e o professor Tiago Savi Mondo, do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tiveram o artigo Curva ABC na hotelaria: estudo de caso em um hotel de Florianópolis/SC publicado na revista espanhola Turydes: Turismo y Desarrollo. O artigo foi desenvolvido na unidade curricular de Gestão de Materiais, lecionada pelo professor Tiago, junto com a disciplina de Operação de Governança, da professora e coordenadora do curso Fabíola Martins dos Santos. A ideia da pesquisa veio para fortalecer a ligação do ensino, pesquisa e extensão e enriquecer a discussão em sala de aula.

O estudo teve início com o levantamento dos itens estocados no almoxarifado do hotel escolhido. Esse levantamento se deu junto ao banco de dados do almoxarifado, além dos relatórios de requisições do setor de governança. Foram contabilizados também os itens das rouparias do hotel. Após a contagem e a descrição de todos os produtos, os dados foram analisados através da Curva ABC, que classifica os materiais por sua devida importância, baseado nas quantidades e em seus valores. Dessa forma, foi possível determinar quais produtos merecem mais atenção na administração.

Luiz Gustavo diz que a Curva ABC pode contribuir com os hotéis, pois permite identificar no estoque os itens que necessitam de um controle mais rigoroso. “A pesquisa mostra que hoje a Gestão de Materiais é uma das áreas que mais se desenvolve dentro da organização e que o uso de ferramentas que compõem a administração de materiais pode colocar a mesma à frente de seus concorrentes, pois quando não utilizadas, implicam muitas vezes em itens sem movimentação e sem necessidade dentro do estoque, retendo um alto investimento de capital das empresas”, completa.

Segundo o aluno, a administração de materiais não envolve apenas recursos financeiros. Quando a administração não é bem feita, o nível do serviço diminui, implicando a perda do controle de armazenagem e do espaço físico, além de exigir mais mão de obra para a movimentação de materiais. “A gestão hoteleira carece de ações estratégicas. O tempo passou, vivemos uma nova realidade, e muitos estabelecimentos hoteleiros mantiveram aquela administração, hoje ultrapassada. É preciso se adequar ao mercado no qual o estabelecimento está inserido, se organizar, e estar preparado para lidar com acontecimentos inusitados”, destaca.

Sabendo que o artigo tinha potencial para ser publicado em uma revista internacional, Luiz Gustavo e o professor Tiago submeteram o trabalho à revista Turydes: Turismo y Desarrollo. Após algumas alterações, o artigo foi aceito e publicado na revista espanhola. Luiz Gustavo diz que a publicação tem muito a somar em sua formação e atuação como profissional, além de contribuir com a produção de conhecimento e de dar um retorno à sociedade.

Clique aqui para ler o artigo Curva ABC na hotelaria: estudo de caso em um hotel de Florianópolis/SC.