Câmpus São Carlos certifica 23 alunos do curso de operador de máquinas e implementos agrícolas

15. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Carlos, Matérias

certificacaoO Câmpus São Carlos certificou no dia 5 de outubro os 23 alunos concluintes do curso de qualificação profissional em operador de máquinas e implementos agrícolas. O curso, que teve início em maio com 27 alunos matriculados, contou com 160 horas distribuídas em 40 encontros noturnos.

curso-saocarlos3De acordo com o professor Mateus Potrich Bellé o curso foi oferecido com o objetivo de capacitar agricultores, operadores de máquinas agrícolas, profissionais do ramo, iniciantes no assunto e observar qual era a demanda de conhecimento nessa área para um planejamento de médio a longo prazo Câmpus São Carlos. “No primeiro contato percebi que a turma era heterogênea com alunos com grande experiência na área e alguns com pouca, praticamente iniciantes no assunto. Desta forma, percebi que deveria tratar o conteúdo de uma forma simples, porém completa, e aproveitando as experiências de alguns para agregar e construir o conhecimento de todos, inclusive o meu”, conta Mateus.

Com essa proposta, o professor percebeu que o ambiente foi se tornando harmonioso, com respeito e comprometimento de todos. Os alunos cederam suas propriedades e máquinas para a realização de aulas práticas. Também surgiram parceiras com o comércio local. “Além disso, recebi relatos de alguns alunos mais experientes que me deixaram bastante otimista em relação aos resultados da proposta de ensino, uma vez que me foi manifestado por eles que haviam encontrado novidades e conhecimentos ainda não explorados dentro dos assuntos tratados”, revela o professor.

curso-saocarlosAo final do curso, os alunos tiveram que realizar uma tarefa em grupo, focada na construção de um vídeo explicativo sobre os temas tratados no curso, como manutenção, regulagem, utilização e operação segura para cada máquina e implemento agrícola estudado (tratores agrícolas, semeadoras-adubadoras em linha, distribuidores a lanço, máquinas para o preparo do solo e pulverização agrícola). “Propus que mantivéssemos contato para seguirmos debatendo o assunto, visitando feiras e realizando dias de campo. Só tenho a agradecer todos os alunos pela grande troca de experiências que foi este curso, onde ofereci o que possuo de conhecimento e recebi também deles suas vivências”, avalia Mateus.

curso-saocarlos2O aluno Everton Daniel Stein conta que o curso foi muito importante para sua formação. “Consegui avaliar vários pontos e pequenos detalhes na operação de máquinas e implementos, nas suas manutenções e revisões preventivas e verificações do dia a dia. Outro ponto de destaque e fundamental importância foi a segurança na operação da máquina, pois elas são muito perigosas. Um simples descuido pode se tornar um acidente com ferimentos graves ou até fatal”, conta.

Ricardo Luiz Schabarum, que já trabalha no ramo, também ficou satisfeito com seu aprendizado no curso. “Busco todo dia mais informação para estar por dentro e poder explicar o funcionamento dos implementos para meus clientes”, revela.

Tags: