Projeto CineIFSC – Pipoca Educultural discute alimentação saudável

16. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

Na terceira atividade do projeto CineIFSC – Pipoca Educultural, do Câmpus Xanxerê, a tradicional guloseima que combina tanto com cinema foi trocada por uma salada de frutas durante a exibição do documentário “Muito além do peso”, produção nacional de 2012 que aborda a questão da obesidade no Brasil.

cine_ifsc_xanxereDe acordo com a coordenadora do projeto, Eliane Juraski Camillo, a apresentação do documentário foi uma iniciativa para estimular os participantes a pensar sobre os seus hábitos alimentares. “Comer é algo que nós fazemos várias vezes ao dia. Então, construir tempos e espaços favoráveis a discussões que enfatizem as relações e fatores subjacentes à nossa alimentação é algo imprescindível”, afirma.

Temas como obesidade e problemas decorrentes dela, sedentarismo e a excessiva propaganda com a qual as grandes corporações do ramo alimentício bombardeiam, sobretudo as crianças, foram alguns dos assuntos que vieram à tona no momento de debate. Alguns alunos apontaram o quanto é difícil alimentar-se bem e fazer atividade física, já que a organização da vida moderna não favorece tais práticas. Em relação à alimentação, os alunos afirmaram que, além de alimentos saudáveis custarem muito mais nos supermercados, ainda não se tem a certeza de que são realmente saudáveis, pois é do conhecimento de todos que o Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxicos no processo de produção de alimentos, e os orgânicos, além de mais caros, ainda possuem uma produção pouco expressiva.

O projeto “Cine IFSC – Pipoca Educultural” prevê a exibição de filmes nacionais e estrangeiros mensalmente no auditório do Câmpus Xanxerê, em sessões abertas a alunos e servidores. Após a exibição dos filmes é feita uma discussão sobre temas relacionados a cada obra. As sessões acontecem no período das aulas, em diferentes horários para que não coincida sempre com a mesma disciplina.