Deflagrado processo que resultará em planejamento para CTI em SC

20. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

conferencia-tecnologiaA V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina começou neste sábado (17 de outubro), em Florianópolis, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Etapas regionais serão promovidas até novembro em várias universidades e centros de pesquisa catarinenses.

“Esperamos ter a contribuição de todas as suas instituições para ter as diretrizes de politicas públicas em Ciência e Tecnologia”, disse a reitora da instituição anfitriã, Roselane Neckel. Neste sentido, a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, acrescentou que a união entre instituições é essencial para ultrapassar dificuldades. E o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, lembrou que refletir e fazer um planejamento para o futuro é importante principalmente quando os recursos são poucos.

O evento seguiu com palestra Sidnei Rodrigues, coordenador o Observatório de Inteligência Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que abordou o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense. “Estamos convencidos de que as regiões têm de selecionar setores estratégicos, por exemplo, em Florianópolis turismo, TIC, indústria criativa, não adianta apostar no agroalimentar”, ponderou.

Por volta das 10h30, os participantes da Conferência foram separados em sete grupos de trabalho, compostos por representantes do governo, das instituições de ensino, empresas e sociedade. Eles discutiram sobre a realidade local em questões como desenvolvimento, ciência, mercado e inovação.

Sequência

A Conferência prosseguirá em 6 cidades do estado: dia 22 de outubro em Chapecó, 27 de outubro em Criciúma, 29 de outubro em Jaraguá do Sul, 3 de novembro em Itajaí e 6 de novembro em Lages, com encerramento em Joinville dia 13 de novembro. A exemplo da primeira reunião, todos os encontros regionais devem ter a mesma estrutura, organizada pelo EGC da UFSC e apresentada pelos pesquisadores antes da divisão em grupos. É indispensável que cada participante se inscreva, na sua região, por meio do portal: www.conferenciacti.sc.gov.br, onde também pode consultar a programação de cada encontro.

Texto e foto: http://www.conferenciacti.sc.gov.br/