Eleições IFSC 2015: conheça os candidatos

21. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza neste ano eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 19 câmpus. Para o cargo de reitor, três candidaturas foram homologadas esta semana pela Comissão Eleitoral Central: Jesué Graciliano da Silva, Maria Clara Kaschny Schneider e Maurício Gariba Júnior. O período de campanha inicia nesta quarta-feira (21) e vai até o dia 18 de novembro.

As eleições no IFSC serão realizadas no dia 19 de novembro, das 9h às 21h, com votação presencial em cédula de papel. De acordo com o regulamento eleitoral, não haverá segundo turno. Poderão votar todos os servidores ativos e alunos regularmente matriculados em cursos de ensino médio, técnicos, de graduação e de pós-graduação do IFSC, presenciais ou a distância.

Será eleito quem obtiver o maior índice de votação (IV) na soma dos três segmentos – alunos, professores e técnicos administrativos. O IV é obtido com a soma dos percentuais de votos obtidos pelo candidato em cada segmento, com peso de 1/3 para cada segmento, em relação ao total de eleitores do segmento consultado. Os eleitos tomarão posse em fevereiro de 2016 e terão mandatos de quatro anos (2016 – 2019).

Debates

Serão realizados três debates entre os candidatos a reitor. O primeiro acontece nesta quinta-feira (22), às 9h. O segundo será no dia 4 de novembro, às 19h, e o terceiro em 18 de novembro, às 14h. Todos serão realizados no auditório da Reitoria e serão transmitidos ao vivo pelo canal da IFSCTV no YouTube.

Saiba mais sobre cada candidato abaixo (em ordem alfabética):

jesue-editadaJesué Graciliano da Silva
Nome social: Professor Jesué
Minicurrículo: Docente do Câmpus São José desde 1993, atuando principalmente nas disciplinas de Projetos, Mecânica dos Fluídos e Estatística. Tem experiência como Coordenador de Área, Diretor de São José, Diretor de Gestão do Conhecimento, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Reitor pro tempore do IFSC, do IF Farroupilha e do IFPR. Escreveu diversos livros: Introdução à Tecnologia da Refrigeração e Climatização, Do Discurso Ação, Liderança Ética e Servidora; Transformação do Cefet em IFSC entre outros. Entre suas diversas ações como pró-reitor e reitor pro tempore, escreveu o Projeto de Transformação em IFSC, criou o Blog do Reitor, o Fundo de TI, o regulamento de flexibilização da jornada de trabalho dos servidores TAEs (IFSC/IFPR), a Comissão de Ética (IF Farroupilha) e o Programa de Desenvolvimento dos Servidores (IFSC/IF Farroupilha e IFPR).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2314392089416822
Site: http://jesuereitor2015.com/
Facebook: https://www.facebook.com/Jesuereitor2015-443878705813289/
Indicado à Diretoria Executiva: Volnei Velleda Rodrigues
Indicado à Proad: Everaldo Silva de Oliveira
Indicado à Prodin: Vanderlei Antunes de Mello
Indicada à Proen: Michelle Conceição Corrêa
Indicado à Proex: Emerson José Soares
Indicado à Proppi: José Antônio Bourscheid

mariaclara-editadaMaria Clara Kaschny Schneider
Nome social: Maria Clara
Minicurrículo: Professora do Câmpus Florianópolis desde 1990, Licenciada em Matemática, mestre e doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, é a atual reitora do IFSC, líder da gestão marcada pela organização institucional, seus processos, inovação acadêmica e administrativa, conclusão de grandes obras e estruturação organizacional, valorização dos câmpus e seus servidores, com grande ampliação na oferta de cursos e no número de alunos. Como Reitora, fortaleceu a gestão em rede com compromissos de solidariedade e participação democrática, consolidando expansão e interiorização do IFSC. Foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2011, intensificando a pesquisa e inovação, implantando cursos de pós-graduação, mestrado, Minter, Dinter incentivando intercâmbios internacionais. Foi membro da Conaes de 2009 a 2015.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6253783872910913
Site: http://www.mariaclarareitora.com.br/
Facebook:
https://www.facebook.com/mariaclarareitora
Indicada à Diretoria Executiva: Silvana Rosa Lisboa de Sá
Indicada à Proad: Aline Heinz Belo
Indicado à Prodin: Andrei Zwetsch Cavalheiro
Indicado à Proen: Luiz Otavio Cabral
Indicada à Proex: Maria Claudia de Almeida Castro
Indicado à Proppi: Clodoaldo Machado

gariba-editadaMaurício Gariba Júnior
Nome social: Gariba
Minicurrículo: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizei mestrado (2000) e doutorado (2005), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC e pós-doutorado na Universidad Politécnica de Madrid (2009) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED 2010/2011). Em 2014, cursei o Curso de Aperfeiçoamento do Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU), da Organização Universitária Interamericana, do Canadá. Sou professor vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica do Câmpus Florianópolis desde 1988, onde atuei nos cursos técnicos, na graduação (modalidades presencial e a distância) e pós-graduação. De 1999 a 2000 fui presidente do Sindicato que representa os trabalhadores do IFSC, o Sinasefe. Em abril de 2011 fui empossado Diretor-Geral, eleito pelo Câmpus Florianópolis.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7322130113843701
Site: http://garibareitor.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/garibareitor
Indicada à Diretoria Executiva: Conceição Garcia Martins
Indicado à Proad: Felipe Amaral de Souza
Indicado à Prodin: Jorge Luiz Silva Hermenegildo
Indicada à Proen: Marilene Vilhena de Oliveira
Indicado à Proex: Daniel Augustin Pereira
Indicado à Proppi: Adriano Larentes da Silva

Os planos de gestão dos candidatos estão disponíveis no site das eleições.

Diretores-gerais

Além da votação para o cargo de reitor, haverá também eleição para diretor-geral nos seguintes câmpus: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. A lista dos candidatos homologados está disponível no site das eleições.

No caso dos diretores-gerais, votam apenas os servidores e alunos do câmpus e dos polos em EaD ligados ao câmpus. Nos câmpus Tubarão e São Carlos não haverá eleição para o cargo de diretor-geral pois eles possuem menos de cinco anos de implantação. No Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste, servidores e alunos votam para o cargo de diretor-geral do Câmpus São Miguel do Oeste.

*o conteúdo dos minicurrículos foi enviado pelos candidatos

Tags:

Os comenários não estão permitidos.