Professoras do Câmpus Gaspar apresentam projeto de extensão em evento internacional de Design

21. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

apresentaçãoAs professoras Káritha Macedo e Carolina Carioni, da área do Vestuário do Câmpus Gaspar, participaram entre os dias 7 e 10 de outubro da IV Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a Inovação (IDEMi), em Florianópolis. O IFSC colaborou na organização do evento pela primeira vez, com o apoio de professoras, técnicas e alunas. Foram produzidas para o evento 370 sacolas no laboratório de confecção do Câmpus Gaspar, dando visibilidade à logomarca do IFSC.

professorasAs professoras apresentaram o trabalho de extensão do Edital Aproex 02/2014 que trata do reaproveitamento de pôsteres científicos para a confecção de estojos, bolsas e outros produtos. Ao final da apresentação do artigo “Desenvolvimento de estojo com material reaproveitado: coleta e transformação de pôsteres científicos”, foram distribuídos estojos confeccionados durante o projeto com a marca do IFSC. Após a apresentação, as professoras foram convidadas para levar este trabalho e ministrarem oficinas de confecção de estojos no IV Encontro de Sustentabilidade e Projeto, que acontecerá em abril de 2016 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O IDEMi é organizado em parceria entre a Universidade do Porto (FEUP), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo realizado alternadamente em Portugal e no Brasil. O projeto envolve programas de pós-graduação em Design, Engenharia de Produção e Engenharia Industrial e Gestão, tornando possível estabelecer contatos com outros professores e alunos que atuam em diferentes áreas e reafirmar a importância que se dá ao ensino, pesquisa e extensão no IFSC. O evento deste ano recebeu palestrantes renomados como Alastair Fuad-Luke, Henrique Rozenfeld e Pablo Kust.

sacolaA reutilização de recursos para a confecção de produtos ecológicos iniciou com a produção de sacolas ecológicas através do Edital Aproex 02/2013 de apoio a pequenos projetos. Foram oferecidas oficinas para a comunidade com foco na confecção de sacolas para mercados e feiras. No Edital Aproex 02/2014, foi feita a coleta de banners e pôsteres usados e o desenvolvimento de processos de fabricação de sacolas e estojos ecológicos. Através do Aproex 02/2015, a produção de sacolas e estojos feitos do reaproveitamento de banners foi pensada para a divulgação do IFSC. Nos projetos de 2014 e 2015 foram produzidas 15 sacolas e 15 estojos para entregar aos palestrantes da 4ª Semana do Meio Ambiente e mais 260 estojos para usar em ações de divulgação. Para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foram confeccionadas 50 sacolas e 50 estojos para palestrantes e visitantes externos, além de 170 estojos para distribuição estratégica. A partir do trabalho realizado, foi elaborado o artigo científico apresentado no IDEMi.