Câmpus Gaspar realiza I Semana do Vestuário

28. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

desfile (1)Entre os dias 20 e 22 de outubro aconteceu a I Semana do Vestuário no Câmpus Gaspar. O evento foi integrado a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em sua programação foram oferecidas oficinas de três a quatro horas aos servidores, alunos e à comunidade, sendo elas: Modelagem tridimensional do vestuário, com as professoras Carolina Carioni Amorim e Elen Makara, Desenvolvimento de acessórios com materiais reaproveitáveis com a servidora Milene Machado, Confecção de capinhas de celular ministrada pela professora Daniele Silveira, Confecção de nécessaires em tecido com a professora Daiane Toledo e Desenho de moda no software Idea ministrada pela professora Mariani Silveira.

A oficina de Modelagem Tridimensional, aconteceu no primeiro dia do evento e apresentou uma das técnicas de TR Cutting do designer japonês Shingo Sato. A técnica desenvolvida foi a Draping Fluid, que consiste em modelar uma blusa justa ao corpo, com recortes curvos e sobrepor um tecido fluido sobre a base de tricoline. O objetivo desse processo é criar um efeito fluido, de drapeado, sem que a necessidade de se recorrer a franzidos ou pregas. Nessa oficina foi utilizada a musseline, obtendo-se belos resultados. De acordo com a professora Carolina houveram seis participantes e todos conseguiram concluir seus protótipos, demonstrando ter alcançado os objetivos e ter apreendido a técnica.

20151020_173631No mesmo dia também foi oferecida a oficina “Desenvolvimento de Acessórios com Materiais Reutilizáveis”, com o intuito de encontrar soluções para a reutilização de materiais e resíduos da indústria têxtil. Para a confecção dos acessórios foram utilizados restos de tecidos de malha, restos de fitas, botões, fios, entre outros aviamentos. Segundo a servidora Milene, participaram da oficina seis pessoas, alguns alunos do curso integrado de química e alunos de outras escolas. A experiência foi positiva, visto que o interesse no desenvolvimento dos novos acessórios foi geral. A maior parte dos integrantes conseguiu concluir a atividade, e os mesmos puderam ter contato com o universo do vestuário, o qual não estavam habituados.

Na quarta-feira, dia 21 de outubro, foi promovida uma palestra sobre a moda na Belle Époque, ministrada pela professora Danielle Silveira, pela manhã. No período da noite aconteceu um desfile de moda que apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da turma do curso técnico em Modelagem que se formaram no primeiro semestre de 2015. O tema do desfile foi “Look do Dia”, inspirado no universo das blogueiras que ditam moda e tendências. Para este dia foram realizadas diferentes atividades de produção e organização de um evento de moda que envolveram os alunos do curso técnico em Vestuário e do curso técnico em Modelagem. Entre as atividades destacam-se o casting de modelos, prova de roupas, ensaio de desfile, organização de camarim, cabelo e maquiagem, escolha trilha sonora e produção fotográfica.

No evento, também foram realizadas uma exposição de moda com técnicas japonesas de modelagem, um desfile de moda com o trabalho final do curso técnico concomitante em modelagem e apresentações orais de pôsters comunicando os resultados das pesquisas e projetos desenvolvidos pelas professoras e alunos área do vestuário. Além dessas atividades, os alunos da última fase do curso técnico em modelagem do vestuário organizaram um brechó para arrecadar dinheiro para o desfile de formatura.