IFSC seleciona tradutores intérpretes de Libras para 8 câmpus

28. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com dois editais abertos para a contratação de tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Edital 43/2015 estabelece as normas para a contratação de dois profissionais para o Câmpus Chapecó. Já o Edital 44/2015 dispõe sobre a formação de cadastro reserva de profissionais da área para os câmpus Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Palhoça Bilíngue, Xanxerê e Urupema. Para ambos os editais, o prazo para inscrições vai até 11 de novembro.

O tradutor intérprete de Libras irá atuar no ensino básico e técnico com jornada de 40 horas semanais. Os pré-requisitos para concorrer ao cargo são ter ensino médio completo, possuir habilidades no uso da Libras comprovadas por meio de certificados de cursos realizados (como de educação profissional, extensão universitária e formação continuada, entre outros) e experiência mínima comprovada de 12 meses (ou dois semestres letivos) em tradução e interpretação de Libras. Em função das atribuições do cargo, que envolvem a tradução e interpretação de Libras para a língua portuguesa e vice-versa, é necessário que os candidatos sejam ouvintes.

As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Gestão de Pessoas do câmpus onde o candidato vai concorrer à vaga, mediante pagamento de taxa de R$ 15,00 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Os dados para preenchimento da GRU estão no item 4 do edital.

O processo seletivo é composto por prova de desempenho em Libras e prova de títulos. A prova de desempenho em Libras será aplicada por uma banca examinadora, que vai verificar os conhecimentos e a capacidade de tradução e interpretação dos candidatos. Ao se apresentar para a prova de desempenho em Libras, o candidato deve apresentar também seu currículo e cópias de diplomas e certificados, se houver. Os que obtiverem 50 pontos na primeira etapa serão avaliados na prova de títulos.

A remuneração dos tradutores e intérpretes de Libras será de R$ 2.175,17 mensais, pagos mediante apresentação de nota fiscal. O processo seletivo terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

Tags: