Projeto de reutilização do Lixo Eletrônico é premiado em Joinville

29. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

O esforço de alunos do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville para encontrar alternativas viáveis de reutilização do lixo eletrônico foi reconhecido durante a 3ª Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej), realizada entre os dias 20 e 22 de outubro. O projeto “Bengala inteligente e outros protótipos reutilizando o lixo eletrônico” ficou em segundo lugar na categoria Ensino Técnico. A entrega das medalhas foi realizada na noite de segunda-feira (26), em cerimônia no Teatro Juarez Machado.

Desenvolvido pelos alunos Nathan Damann, Ricardo Marques, Sarah Tavares e Vinícius Amancio e orientado pelo professor Jorge Guedes, o projeto tem como carro-chefe a criação de uma bengala inteligente, para ser usada por deficientes visuais. Com a reutilização de componentes que geralmente vão para o lixo e adaptação de sensores, a bengala, que cabe na mão, identifica objetos à distância de um metro à frente do usuário e dispara sinal sonoro de alerta.

A equipe vem trabalhando junto desde o ano passado na busca de alternativas para a reutilização do lixo eletrônico e sensibilização das pessoas para a necessidade de reduzir o consumo, já que, a cada ano, a produção de lixo eletrônico chega a quase 50 milhões de toneladas no mundo, jogando metais pesados, materiais tóxicos e poluentes orgânicos no lixo urbano.

“É interessante saber que tem mais gente se preocupando com o problema e buscando soluções para o lixo eletrônico. Se não trabalharmos em união, nossas ideias não terão a mesma eficácia. A Feira ajuda a dar visibilidade aos projetos e espalha a ideia da sensibilização para o uso racional dos produtos eletrônicos”, afirma o aluno Vinícius Amancio.

A Fecietj, organizada pela Secretaria Municipal de Educação e empresas parceiras, expôs cem projetos produzidos por alunos e professores de escolas e universidades das redes pública e privada de Joinville, respeitando sete modalidades. Os professores/orientadores e as equipes expositoras que ficaram em 1º, 2° e 3° lugares receberam medalhas de honra ao mérito.