IFSC recebe certificação por atender aos Objetivos do Milênio

4. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

entrega_odmPelo segundo ano consecutivo, o IFSC recebeu a certificação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) por atender aos Objetivos do Milênio (ODMs). A entrega do certificado foi realizada durante o Encontro Anual dos Objetivos do Milênio, dia 29 de outubro no Auditório da Univali Kobrasol.

O Encontro também foi um momento de celebração dos 15 anos de adesão mundial aos ODM e de apresentação dos ODS, que passam a valer a partir do próximo ano. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

Segundo a diretora de Extensão do IFSC, Fabiana Mortimer Amaral, o IFSC recebeu a certificação pelos seus projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados aos Objetivos do Milênio. “Dentre os vários projetos, destacamos o Programa Mulheres Sim, que é realizado simultaneamente em 14 câmpus”, explica. O Mulheres Sim atende os objetivos de igualdade entre os sexos e empoderamento da mulher, redução da pobreza, combate ao HIV/Aids e outras doenças, melhorar a saúde materna e atingir o ensino básico universal. “A instituição tem desenvolvido uma proposta de gestão alinhada às diretrizes da ONU. Agora, vamos definir estratégias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, completa Fabiana.

Desde que foram assinados por 189 países em 2000, todos os ODM tiveram avanços significativos. Santa Catarina foi destaque no alcance do ODM 4 – Redução da Mortalidade Infantil, mas ainda precisa avançar nos ODM 3 – Empoderamento da Mulher, ODM 5 – Melhorar a Saúde Materna e ODM 6 – Combater o HIV/ AIDS , a Malária e outras doenças. Durante o encontro, não se falou somente de números, mas também das pessoas que são beneficiadas com a melhoria de vida visada pelos ODMs.

Sobre os ODM

Lançados pela Organização das Nações Unidas em 2000, os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio lançaram metas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos e desenvolvimento a serem alcançadas até o fim deste ano.

No Brasil, os avanços foram significativos, especialmente nos ODM 1 – Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, ODM 4 – Reduzir a Mortalidade Infantil e ODM 6 – Combater o HIV/AIDS, Malária e outras doenças. Faltam avanços, porém, no ODM 5 – Melhorar a Saúde Materna e ODM 3 – Igualdade entre os sexos.

Sobre os ODS

Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável englobam todos os ODM e acrescentam novos desafios, como mudança do clima e crescimento econômico inclusivo. São 17 objetivos e 169 metas. Enquanto que os ODM eram voltados para a extrema pobreza, os ODS são embasados em 5 P’s: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias.

Sobre o Movimento Nós Podemos Santa Catarina

O Movimento articula a sociedade civil, o governo e empresas catarinenses para o alcance das metas de desenvolvimento global no Estado. A partir do próximo ano, o trabalho estará focado nos 17 ODS.
* Com informações do Movimento Nós Podemos Santa Catarina – http://nospodemos-sc.org.br

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.