Veja como foi o segundo debate dos candidatos a reitor

5. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

foto_destaque_portalOs três candidatos ao cargo de reitor, Maurício Gariba Júnior, Jesué Graciliano da Silva e Maria Clara Kaschny Schneider participaram do segundo debate organizado pela Comissão Eleitoral na quarta-feira (4), no auditório do Câmpus Florianópolis do IFSC. Cerca de 130 pessoas acompanharam o debate no auditório. Também houve transmissão ao vivo pela canal da IFSCTV no Youtube (veja a gravação completa no final desta mantéria).

O debate teve a mesma dinâmica do primeiro, realizado dia 22 de outubro no auditório da Reitoria (clique aqui e veja como foi o primeiro debate). Os candidatos puderam apresentar suas propostas e fazer perguntas entre si. No terceiro bloco do debate, responderam a perguntas do público presente e de quem acompanhava a transmissão da IFSCTV.

foto-materia-giovanaForam sorteadas três perguntas do público presente, sendo uma de cada segmento (técnicos administrativos, professores e alunos) e mais três perguntas enviadas por meio de formulário online, também uma de cada segmento. Os assuntos abordados foram: fortalecimento dos colegiados, flexibilização, papel do ensino de artes, oferta do Sistema S em custear cursos da rede federal, apoio à participação de alunos em eventos e flexibilização para o cargo de assistente social.

No quarto e último bloco, os candidatos tiveram cinco minutos cada para fazer suas considerações finais e falar sobre as respectivas propostas de trabalho.

foto_publicoO próximo debate está marcado para dia 18 de novembro, no Centro de Convivência do Câmpus São José, às 14h. As eleições para reitor e diretor-geral em 19 câmpus será realizada no dia 19 de novembro. Estão aptos a votar técnicos administrativos, professores e alunos do IFSC. Todos os detalhes do processo eleitoral 2015 do IFSC podem ser conferidos no site das eleições.

Confira a avaliação de cada candidato sobre o debate:

foto_garibaMaurício Gariba Júnior:“Esse segundo debate foi mais tranquilo, pois a gente viajou para vários câmpus, conheceu outras realidades, então pôde debater sobre esse contexto. É evidente que nesse debate ficou clara a diferença entre os três candidatos. A gente defende um modelo de concepção de gestão diferente, que permita a participação de todos, uma participação coletiva e, é claro, defendendo a democracia da instituição”.

foto-jesueJesué Graciliano da Silva: “Esse segundo debate foi um pouco mais tranquilo, uma vez que a gente já passou aquele nervosismo inicial. Nós já passamos nos câmpus, então conseguimos perceber um pouco a temperatura da campanha. Acho que o debate evoluiu, e o próximo vai ser melhor ainda. Gostei muito das respostas, o público fez boas perguntas, e a gente conseguiu novamente contribuir para este debate. Obviamente, novas perguntas surgirão e a campanha segue”.

foto_mariaMaria Clara Kaschny Schneider: “Esse segundo debate foi mais produtivo porque nós já estamos trabalhando nos câmpus, ouvindo as pessoas. Então, a gente também consegue elaborar e se posicionar melhor. Fico muito feliz, apesar da tensão e da emoção, saio daqui muito realizada, por ter apresentado as nossas propostas, o que a nossa equipe está propondo para continuar, para ter esse acolher, inspirar, unidos para avançar”.

A IFSCTV preparou uma matéria especial sobre as principais propostas apresentadas pelos candidatos durante o debate. Acesse e confira:

Veja a gravação completa do debate no canal da IFSCTV no Youtube:

Tags: , ,