Curso de especialização possibilita que professores do IFSC se diplomem em licenciatura

6. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Estão abertas até 11 de novembro as inscrições para o curso de especialização em formação pedagógica para docência na Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pelo Centro de Referência em Formação e EaD do IFSC (Cerfead) em parceria com a Setec e o Instituto Federal Fluminense (IFF). São 140 vagas ofertadas nos câmpus Florianópolis-Continente, Itajaí, Tubarão e Xanxerê do IFSC e no Câmpus Campos dos Goytacazes do IFF. As aulas são a distância, mas haverá encontros presenciais a cada 15 dias nos Núcleos de Educação a Distância dos câmpus.

Para ingressar no curso, é necessário ser professor em exercício da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; ter graduação em curso reconhecido pelo MEC (bacharelado ou superior de tecnologia) e estar vinculado ao IFSC ou ao IFF. O curso tem duração de 18 meses e possui carga horária total de 560 horas, sendo 40h destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os professores que dão aulas para o Ensino Básico – que é o caso dos cursos técnicos – precisam ter licenciatura. O Conselho Nacional de Educação estabeleceu o prazo de até 2020 para que os docentes dessa carreira participem de formação pedagógica para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Para quem ainda não possui licenciatura, esse curso de especialização é uma forma de cumprir a obrigação legal. “Este curso é importante para a carreira dos nossos professores, permitindo que fiquem em sintonia com o que estabelece a LDB, e também que ampliem seus conhecimentos, capacitando quem não possui essa formação em docência”, destaca o diretor de Ensino do IFSC, Paulo Wolliger. Após a conclusão desse curso de especialização, os docentes que apresentarem seu diploma e histórico de graduação, juntamente com o certificado da pós-graduação em questão, receberão um diploma em licenciatura em EPT.

As inscrições devem ser feitas na página do Departamento de Ingresso do IFSC. A seleção será por sorteio. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 16 de novembro.

Para mais informações sobre o curso, leia o Edital 30/DEING/2015/2 disponível na página do Ingresso. Em caso de dúvidas, envie e-mail para ingresso@ifsc.edu.br.

Os comenários não estão permitidos.