Abertas inscrições para o curso Gestão e Liderança para técnicos administrativos

12. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Técnicos administrativos do IFSC têm até a próxima quarta, 18 de novembro para se inscrever no curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Gestão e Liderança. São 110 vagas, distribuídas entre a Reitoria e os câmpus. O edital está disponível na intranet.

O objetivo do curso é oferecer aos servidores oportunidade de desenvolver competências relacionadas à gestão e à liderança no contexto dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, para ocupar cargos de gestão. O curso também visa contribuir para a progressão funcional e como fomento à pós-graduação.

O curso será ministrado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da UFSC. Podem participar servidores técnico-administrativos ativos, que não estejam em licença ou afastamento no período de realização do curso.

O curso terá carga horária de 180 horas, distribuídas em cinco módulos, sendo que quatro serão presenciais e um a distância. Os módulos I e IV serão realizados na Grande Florianópolis, em local a ser definido. O módulo III está previsto para ser realizado em quatro regiões do Estado, de a cordo com a lotação de cada servidor: Grande Florianópolis – Câmpus Florianópolis e Palhoça Bilíngue; Região Norte – Câmpus Jaraguá do Sul; Região Oeste – Câmpus Chapecó e regiões Sul e Serrana, Câmpus Criciúma.

O último módulo, previsto para o segundo semestre de 2016, consiste em um estágio/visita técnica a instituições da América do Sul.

O custo da inscrição é de R$ 2.546,00, a ser custeado integralmente pelo IFSC, por meio da bolsa-pesquisador, paga em duas parcelas iguais, em dezembro e no primeiro trimestre de 2016.

As inscrições podem ser feitas até dia 18 de novembro, mediante preenchimento de formulário eletrônico. http://bit.ly/cursotaesifsc. A seleção levará em conta a experiência do servidor em cargos de chefia e em atividades representativas no IFSC. Acesse o Edital Interno 47/2015/DGP e saiba mais sobre o processo de seleção e outras informações sobre o curso.

Curso atende a necessidade da instituição

A realização do curso é decorrente do aumento do número de técnicos administrativos e de câmpus do IFSC nos últimos cinco anos, que tornaram a instituição mais complexa e, como consequência, ficou mais difícil realizar capacitações articuladas. Segundo os relatórios de gestão do IFSC, houve aumento de aproximadamente 60% no número de técnicos administrativos entre 2009 e 2014.

A necessidade de um treinamento em gestão e liderança foi apontada durante os levantamentos de necessidade de capacitação feita pela Diretoria de Gestão de Pessoas em 2014 e 2015. “Não há um treinamento de gestão sistematizado – os servidores aprendem na prática do dia a dia. Com o ingresso de servidores novos, que acabam assumindo esses cargos, viu-se a necessidade de promover o compartilhamento desses conhecimentos”, destaca Deizi Consoni, da Diretoria de Gestão do Conhecimento.

O curso e seus conteúdos foram discutidos com diversos grupos, que apontaram as reais necessidades dos servidores que atuam em cargos de liderança no IFSC, bem como a melhor metodologia para a realização do curso. Segundo Deizi, o fato de o curso ser elaborado dentro do IFSC atende melhor ao que a instituição precisa que enviar servidores para cursos externos. Ela lembra que o curso atende à perspectiva “Pessoas e Conhecimentos” do Planejamento Estratégico 2015-2019 do IFSC.