Quatro professoras do IFSC aprovadas para capacitação nos Estados Unidos

17. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus São Miguel do Oeste, Gestão de Pessoas, Matérias

As professoras de língua inglesa do Câmpus Florianópolis do IFSC, Gisele Luz Cardoso, Denize Nobre Oliveira e Lenia Pisani Gleize, e Carla Denise Grüdtner, do Câmpus São Miguel do Oeste, foram selecionadas para programa de capacitação nos Estados Unidos, realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A capacitação terá duração de até oito semanas nas instituições consorciadas ao Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos, onde os docentes irão fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer novas práticas pedagógicas e compartilhar experiências do ensino de inglês.

Em todo o Brasil, cerca de 150 professores da rede federal farão o curso em duas etapas, a primeira prevista para o período de janeiro a março de 2016 e a segunda, para o período de julho a agosto de 2016. As professoras do Câmpus Florianópolis foram selecionadas para a primeira etapa.

Para Denize Nobre Oliveira, o curso será uma oportunidade de praticar o idioma “na vida real”. Ela explica que a capacitação será dividida em duas etapas, a primeira com conhecimentos sobre teorias do ensino da língua, avaliação, planejamento e o uso de tecnologias. Na segunda, os docentes participarão de visitas guiadas e receberão informações sobre a cultura, a história e a comunidade local. “Já estive no Canadá e na Europa, mas é a primeira vez que vou aos Estados Unidos. Estaremos próximos da capital, Washington, e acho que será um grande aprendizado”, explica.

Como contrapartida pela participação no Programa, os candidatos selecionados deverão desenvolver plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação, em sua instituição de origem ou em outras escolas das redes públicas, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Denize conta que atuará em ações de capacitação de professores, da própria rede federal e de outras escolas públicas, testes de proficiência e desenvolvimento de material didático. Os participantes também terão de refazer a prova de proficiência realizada para a seleção ao programa, como forma de verificar a evolução de conhecimentos.

Carla Denise considera positiva a participação de uma representante do Câmpus São Miguel do Oeste, o mais distante da reitoria. Ela destaca que, desde 2013, o câmpus tem alunos selecionados nos editais de intercâmbio nacional e internacional. Para atender à necessidade dos alunos que querem fazer intercâmbio, ela tem como projeto a implantação de um centro de idiomas. “Este curso de capacitação será uma contribuição tanto para este projeto local do campus, quanto para o fortalecimento da interiorização da educação pública de excelência e gratuita”, destaca.

Tags: , ,