CineIFSC apresenta “12 Anos de Escravidão” no Dia da Consciência Negra

23. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

Ifsc_cinemaNo Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi realizada a quarta edição do Projeto CineIFSC – Pipoca Educultural, no Câmpus Xanxerê. O filme escolhido foi o vencedor do Oscar 2014, “12 Anos de Escravidão”, que serviu de pretexto para o debate sobre a temática do racismo.

O filme conta a história real de Solomon Northup (autor do livro que deu origem ao filme), negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo em 1841, sendo mantido na escravidão em fazendas dos Estados Unidos por 12 anos. A direção é de Steve McQueen, com Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender e Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante.

imagem_12_anosForam realizadas duas sessões no Auditório do Câmpus, nos períodos da tarde e da noite, com a participação de alunos e servidores e distribuição de pipoca. Após o filme, houve bate-papo dirigido pela coordenadora do projeto, professora Eliane Juraski Camillo, a técnica em assuntos educacionais  Mariana Gomes Santos e equipe de apoio. Os participantes refletiram sobre a pertinência de se falar em racismo 127 anos depois da abolição da escravatura pela Lei Áurea no Brasil, em que se avançou sobre a questão e em que ainda precisa se avançar.

A questão do racismo foi logo associada à Lei das Cotas, com manifestações contra e a favor. A coordenadora do projeto afirma que “ainda há muito que se avançar sobre a compreensão e o entendimento da temática das cotas no recorte espacial, haja vista que o IFSC tem em sua missão promover a inclusão e formar cidadãos, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação”. Eliane lembra ainda que ainda é preciso refletir e falar sobre tais assuntos, “sendo que o CineIFSC é um espaço privilegiado para tal”.

Tags: ,